quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Após "autorização" de bispo, chilenos promovem matança de cães

Punta Arenas, cidade localizada no sul do Chile, é a capital da província de Magallanes. Com cerca de 12 mil cães de rua, a cidade apresenta o dobro de animais abandonados do que as cidades vizinhas. No dia 05 de janeiro, um homem de 73 anos não identificado foi atacado por cães ao sair da igreja. 

Este foi o estopim para que o bispo da cidade, Dom Bernardo Bastres, escrevesse um artigo para o jornal local Hoy por Hoy onde foi sugerido que a praga de cães abandonados poderia ser resolvida através do extermínio dos animais.

No artigo, contrariando o senso humanitário, que prega a esterilização como forma de controle populacional e não o extermínio, Bastres escreveu “Deus criou todas as coisas e as colocou à disposição do ser humano, esse é um princípio do Gênese, tudo está ao nosso serviço, e, portanto, também podemos nos desfazer de problemas criados pela natureza”. Ele argumentou que algumas cidades europeias têm autonomia para matar os cachorros de ruas quando se tornam um incômodo para a sociedade. 

Para Bastres, Bíblia respalda extermínio de animais

No último fim de semana dezenas de corpos de cães mortos por envenenamento apareceram na cidade. Mesmo informando  aos seus fiéis que a Bíblia respaldava o extermínio dos animais, o bispo procurou se defender, dizendo que as pessoas que mataram os animais são “desequilibradas” porque, em um sistema democrático, “o povo não pode fazer Justiça com as próprias mãos”. Claro, depois que a m*rda está feita, só resta tirar o dele da reta. Contudo, fica notória a relação existente entre o artigo publicado pelo bispo e o genocídio dos cães.

Cães sucumbem ao extermínio em massa após aval da Bíblia e de "líder" religioso

Andrew Linzey, teólogo da Universidade de Oxford disse em artigo publicado em 2011 no The Telegraph que uma das causas da crueldade contra os animais é o fato de os cristãos acharem que só os homens são filhos de Deus porque foram feitos à semelhança Dele. Os artigos de Linzey e Bastres abrem espaço para um debate. É importante salientar que realmente a Bíblia respalda a atitude dos chilenos que mataram os cães. Logo, até que ponto o ser humano do século XXI deve se guiar por um livro destes?

Além disso, até quando os "líderes" religiosos vão agir por impulso, se esquecendo que existe uma legião de seguidores cegos e sem senso crítico que leva ao pé da letra tudo que eles dizem? Na frase anterior, líderes está entre aspas de propósito, pois eu questiono este tipo de liderança, não no tocante a ela existir ou não, mas na forma como ela se dá. Os "liderados" são como marionetes nas mãos destas pessoas.

Na postagem, sobre o pastor Sherman, que pregava a cura pela fé, mas estava se tratando escondido de câncer, este comportamento ficou claro, quando uma mãe preferiu orar a levar a filha doente para o hospital causando a morte da menina (clique aqui para ler).

No meu mundo ideal, "líderes" religiosos devem ser responsabilizados por atos assim. Uma espécie de coação pela fé. Mas é claro que neste mundo governado por seres "racionais" isso não passa de utopia.

Com informações do blog Paulopes e do The Telegraph.

ATUALIZAÇÃO

Pessoal, minha intenção com este blog é apenas expor minha visão sobre alguns assuntos, por isso em algumas postagens eu faço esse adendo, como uma forma de explicar melhor meu ponto de vista, que muitas vezes, pelo comentários, me parece não ter ficado claro.

Com relação e essa postagem em específico.

1 - Reconheço que há um problema na cidade, de saúde pública inclusive, haja visto eu ter citado no primeiro parágrafo.

2 - Reconheço que a solução passa pela redução populacional dos cães.

3 - Questiono se a melhor maneira de fazê-lo é através do extermínio.

4 - Questiono a real motivação do extermínio. Desde quando um artigo de um bispo tem que ser motivação para essa ação? E desde quando pode-se usar a Bíblia como respaldo para essa ação?

5 - Questiono o modo como o extermínio foi feito, ou seja, por pessoas comuns através de envenenamento.

Vamos supor que realmente a esterilização não seja a melhor maneira para controlar e que a única saída seja  o extermínio. Por que não fazê-lo através de uma forma mais humanitária? Talvez com uma injeção letal. Por que a "ordem" tem que partir do bispo? Até quando a Bíblia vai ser usada como subsídio para atitudes assim?

São essas as perguntas que ficam no ar.

Não vejo desculpas para a forma encontrada para a solução do problema, tampouco para quem sugeriu a solução do problema e menos ainda para quem acatou a "ordem".

22 comentários:

  1. Por isso que a igreja catolicas esta falindo,seus representantes estão se tornando desumanos,o Envagelicos estaõ só que aumentas seus templos,não sou catolico e nem evagelico sou neutro,mais acredito em Deus e nosso Senhor Jesus cristo,só não acredito no homem que se diz representas as leis de Deus e Jesus cristo,são mentirosos.

    ResponderExcluir
  2. Por isso que eu abomino as religiões...
    Quanto as massas religiosas... que exista realmente o inferno que elas tanto temem e que o mesmo esteja com os portões abertos para receber a todos iclusive seus lideres covardes, mentirosos e manipuladores!!!

    ResponderExcluir
  3. nao seria mais facil em todos os paises haverem leis para castração?tb seria viavel a lei de um unico cao por familia.

    ResponderExcluir
  4. genocídio de cães?....kkkkkkkk....cachorro é o bicho mais inútil que existe,esse pessoal que trata cachorro como gente devia se tratar da cabeça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro leitor,

      Seu comentário me fez inferir uma coisa. Creio que você não teve uma base educacional satisfatória no tocante à biologia. Vou explicar porque. Bom, em primeiro lugar você diz que cachorro é um bicho inútil, eu discordo, mas essa é uma questão de opinião pessoal. Porém é importante lembrar que se hoje cães são animais "inúteis", é devido a uma domesticação realizada pelo próprio Homem. Nesta conjuntura, vale lembrar que se na cidade em questão existem tantos cães abandonados, é certamente devido a ação humana, uma vez que os donos não esterilizaram seus animais de estimação e estes, quando saem de casa ou são abandonados, procriam sem limites.

      Mas o que me faz mais crer que você não tem uma boa base de biologia (pelo menos no tocante a zoologia), é o fato de você colocar o Homem num patamar superior e que mediante a isso, os animais podem ter o tratamento que nós bem desejarmos. Meu ponto de vista já é diferente. Eu acho que todos os seres vivos merecem respeito. Não estou dizendo que temos que fechar os olhos para os problemas, mas que existem maneiras menos truculentas de resolver, pelo menos o citado nesta postagem. Lembre-se que animais, sobretudo os vertebrados, possuem sistemas nervosos bem desenvolvidos, mais ainda os tetrápodes (mamíferos, anfíbios, répteis e aves). Então, sim, cães assim como a gente sentem dor, fome, sede etc. Se para você é inimaginável induzir seres humanos ao sofrimento, por que animais, cujo sistema nervoso é tão bom quanto o seu poderiam ser? Simplesmente não faz sentido sob uma óptica biológica!

      Me desculpe, mas ao meu ver, se alguém precisa se tratar é você, pois ao colocar o ser humano em um patamar mais elevado, obviamente, ou você está sendo conduzido por algum sentimento fanático-religioso ou é de um individualismo exacerbado. Que inclui, se colocar como espécie, acima de tudo.

      Lhe digo uma coisa amigo. Nós, seres humanos, somos nada e este planeta estaria muito melhor sem nossa intervenção na natureza, bem como exploraçào da mesma.

      Pense nisso!

      Obrigado por visitar o blog.

      Excluir
    2. errata....EXCELENTE.....SIMPLESMENTE EXCELENTE...

      Excluir
    3. Inútil deve ser vc...tenho dó de quem não conhece o amor q um animal desse pode passar p um ser humano. O ser humano ainda é a pior raça q existe.

      Excluir
    4. Santa Mãe de Deus.. Falou tudo que eu queria falar mas de forma super ultra educada. Parabéns, Clark. Sou sua fã! *------------------*

      Excluir
  5. E a matança de bispos???? To loco pra que comece!

    ResponderExcluir
  6. Se o cara não tivesse ido para a igreja ele não teria morrido,e os cães tambem não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Loooogo, dear Anon....extermínio de locais dedicados à liturgia!!!! Morte a todos as construções que abrigam templos!! Ódio ao cimento e aos vitrais!!! Afinal, é sempre mais fácil exterminar o que não é conveniente, sejam cães, ou sejam religiões.

      Excluir
  7. *respira*
    Gente. A Bíblia diz claramente o quanto a vida é sagrada pra Deus. Isso inclui a vida de animais, e de recém-nascidos... Tanto que ele várias vezes nos dá a ordem para abster-nos de sangue (Atos 15:28,29) assim como essa lei foi dada à Noé logo depois que o consumo de carne foi liberado, após o dilúvio, pois pra Deus o sangue é vida, e a vida pra Ele, é sagrada. O Bispo estava errado, desesperado, cego, tentou usar argumentos falsos assim como Satanás usou com Jesus durante a tentação dos 40 dias e 40 noites, mas a diferença é que Jesus teve o discernimento para perceber. Acho que o Bispo deveria ser julgado assim como todos são. Ele é um humano, no final das contas. E está mais errado ainda por mexer com algo tão polêmico como a fé, é só mais um destes que não sabe nem o que é a Bíblia. Deplorável...
    *aguardando levar pedradas de ateus haters que não suportam expressões religiosas envolvendo o Cristianismo*

    ResponderExcluir
  8. como é que é?

    “Deus criou todas as coisas e as colocou à disposição do ser humano, esse é um princípio do Gênese, tudo está ao nosso serviço, e, portanto, também podemos nos desfazer de problemas criados pela natureza”.

    Deus disse isso??
    esta merda foi escrita pelo homem que na sua prepotência se julga...
    SEMELHANÇA E IMAGEM DE DEUS....

    pois isto esta escrito na BÍBLIA SAGRADA... que tb foi escrita pelo homem para justificar que A SUA VONTADE É A VONTADE DE DEUS....
    então podemos tudo, sobre as outras formas de vida....e inclusive do próprio planeta... MATAMOS NOSSOS SEMELHANTES EM GUERRAS SANTAS POR VONDADE DÍVINA, e os outros povos não são filhos de DEUS, ou será ou será isso uma imposição de uma religião para justificar que se vc não adorar Deus da minha maneira e aceitar meu caminho para Ele tu tem qeu ser eliminado.....HIPÓCRITAS E FARISEUS SOIS ISSO O QUE SÃO, HIPÓCRITAS, E ASSASSINOS COMENTENDO ASSASSINaTOS AO NOME DE UM DEUS, que é de todos. MAS A TUA RELIGIÃO NÃO É A MINHA.

    ResponderExcluir
  9. E por qual motivo manteria os cães de rua? Se é o dobro que a cidade vizinha, com certeza não é pouco. E muitos cachorros abandonados traz problemas sérios, como doenças. Muitos cachorros abandonados, não mudam NADA pra um monte de rato por aí! Se podem matar os ratos, podem matar os cachorros! E o autor desse texto, obviamente é anti-cristão, o que deixa o texto ainda mais sensacionalista. Típico de um cara que acredita em tudo o que lê na internet sobre a Bíblia e sequer a pegou alguma vez pra ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha amigo, os motivos eu citei no comentário acima. E no próprio texto foi dada uma alternativa. Quanto ao seu questionamento sobre eu conhecer ou não a Bíblia, lhe afirmo que conheço sim, infelizmente, diga-se.

      Obviamente quando eu disse que a Bíblia validava a ação dos chilenos, estava me referindo ao Genesis em específico. Certamente, como é um livro muito fragmentado, é possível que em outras passagens o bom tratamento aos animais seja descrito. Isso, essas contradições, desculpe se irei ofender, só valida minha idéia sobre não ter esse livro como forma de "guia espiritual".

      Excluir
  10. tem gente por ai q merece mais morrer doque os cães.por mais vira_ lata q sejam.

    ResponderExcluir
  11. esse bispo não merece sua posição na igreja, ja que ele permite uma barbaridade dessa. qual a dificuldade de cria um centro para animais abandonados? mais não mais abate os cães e a solução. esse bispo deveria se banido da igreja cartolina e sofre como cada cão que ele permitiu sacrifica

    ResponderExcluir

Seu comentário será moderado. Para garantir aprovação, por favor:

- Seja educado.

- Tenha conteúdo.

- Não utilize CAIXA ALTA, pois prejudica a leitura de seu comentário.

- Comentários com proselitismo religioso NÃO serão aceitos. Para isso existem as igrejas.