ATENÇÃO!!! Essa postagem NÃO é recomendada para pessoas sensíveis.
Chegar ao topo do Everest é a glória para qualquer alpinista. Um feito para se contar para os filhos, netos, bisnetos... No entanto, são poucos os que podem contar esta hitória, pois o Everest é o cemitério de muitos aventureiros que fizeram da grande montanha a sua morada eterna.
Cerca de duzentos corpos são conhecidos, batizados e usados como marcos pelos alpinistas que escalam a montanha. O corpo da imagem abaixo recebeu o carinhoso apelido de "Botas verdes".
Resgatar um corpo das montanhas é algo quase impossível. Não só difícil tecnicamente, mas extremamente caro. As mortes quase sempre são resultado de alpinistas que nunca acordaram de uma sonequinha.
A maioria dos que retornaram relataram que uma das coisas mais difíceis da escalada é passar pelos corpos. Devido as baixíssimas temperaturas, corpos com mais de 50 anos são encontrados quase sem sinais de decomposição. O congelamento quase que instantâneo é uma possibilidade real perto do cume do monte.
Algumas vezes, alpinistas encontram pessoas agonizantes durante a escalada ou descida, mas como não há meios de ajudá-los devem seguir em frente e deixá-los morrer.
É bastante conhecida no meio, a história de dois alpinistas que encontraram uma mulher à beira da morte. Ela gritava por socorro e pedia que eles a ajudassem. Os dois nada podiam fazer, pois tentar ajudá-la seria praticamente morrerem juntos com ela. Eles então seguiram em frente e a deixaram morrer.
Adaptado do blog Hipernovas.
Que loucura! Pra que se arriscar assim?
ResponderExcluirPara viver,para sair da rotina,para provar para si q é possivel de ser mais,para quebrar barreiras q a sociedade estabelece....
Excluire quebrou mesmo, todas as barreiras, morreu sozinho no frio e, com certeza, ainda fez a família sofrer...
Excluirclaro, as barreiras da morte shaiushaiush
Excluire arriscar n ver mais a familia e os amigos ;D
Excluirmas nada supera a sensação de lograr êxito onde poucos obtiveram sucesso.É algo inexplicável ,só evidenciado pelos verdadeiros aventureiros.
ExcluirA resposta é por aí...
ExcluirÉ muita falta do que fazer!!!
ResponderExcluirO que o ser humano não faz para se "encontrar" ou... aparecer? gente estranha demais...
ResponderExcluiragora acho que tem coisa fake... passar por alguém pedindo ajuda para salvar sua vida e não ajudar? continuar o "caminho"... não creio que possa ter um alpinista tão "frio" assim... quiçá 2! :)... mas...
Num caso desses é questão de sobrevivência. Dependendo do ponto da montanha onde eles está e do estado da pessoa, parar pra ajudar ou mesmo tentar voltar pode acabr significando a morte dos sois. O monte Everest é um lugar muito mais inóspito e muito mais perigoso do que parece. Se você divide seu suprimento de oxigênio com alguém, você fica sem e os dois morrem. A montanha não perdoa.
ExcluirOu segue em frente, ou desiste e volta, ou morre. Escolha. Duvido muito que alguem que subiu meio morro vá voltar tão facilmente.
Excluirpra que correr risco desnecessário??
ResponderExcluira vida é do cara deixa ele morrer do jeito que quiser
ResponderExcluirpq não correr risco?
Nós temos dinheiro e tecnologia para ir na lua e não podemos trazer os corpos da montanha para entregar às famílias ???? Estranho. Será que mesmo quando estivessem descendo não poderiam amarrar uma corda e puxá-los ??? Se esta política fosse aplicada no mar, não haveria sobreviventes dos naufrágios. Ver uma pessoa morrendo , pedindo ajuda e não fazer nada ??? preferir subir e ser mais um idiota a chegar ao topo, do que ajudar outro ser humano ???? Em que mundo nós estamos vivendo ??? Nesta última olimpíadda, uma jovem abandonou a corrida para ajudar uma outra competidora a cruzar a faixa final que estava cambaleante, demonstrando valores morais. Quem ganhou a prova, nem sei ? Não me interessava mais, o importante eu já tinha assistido.
ResponderExcluirSim,dá para pegar os corpos,só que a família muitas vezes não tem dinheiro para resgatá-los e nem o governo quer gastar com isso. Não sei como funciona,mas algum especialista deve saber o motivo da impossibilidade de resgate. Eu resgataria a qualquer custo,seria melhor dizer: Eu salvei uma vida! do que: Eu escalei o monte Everest!...
ExcluirAmigo, dependendo de onde o corpo esteja, é impossível resgatá-lo, o motivo é somente esse, é difícil e caro...
ExcluirAcredite, se você estivesse lá saberia q há situações q tornam um resgate impossível, você poderia optar por sentar ao lado e aguardar a morte, talvez por pessoas que ame muito faça isso, opte por morrer junto... Mas todo escalador quando entra na montanha sabe disso, qlq acidente pode ser incontornável e fatal...
Porque é falta do que fazer? Não entendi isso. Cada pessoa faz o que quer da sua vida, tem gente que curte aventura. Não acho isso errado!
ResponderExcluirE não foi falta de sensibilidade e nem frieza, o caso realmente era de vida ou morte, seria bom voltar e "ajudar" pra não servir de nada e morrerem os três, é algo triste, que provavelmente ficaram pensando todo o caminho, mas...
concordo !
ExcluirTambém concordo. Eu passei anos em depressão depois que me aposentei. Então passei a fazer viagens, caminhadas, vou a lugares não tão perigosos, mas também corro riscos. Mas a natureza é lindíssima, Tenho muitas coisas a fazer em casa, e faço, mas também me dou o prazer de me superar e conhecer lugares incríveis.
ExcluirNo ar rarefeito é um livro escrito por um jornalista da National Geografic que escalou o Everest e fez um diário e um relato dessa subida. Dá pra entender porque não é possível ajudar a quem está na montanha. E quem está lá sabe disso e sabe do risco que corre. o autor é John Krakaur. Vale a pena a leitura
ResponderExcluirJon Krakauer foi, na verdade, contratado pela revista Outside para fazer uma reportagem sobre as expedições comerciais no Everest. Ele tambem escrevia para a National Geographic.
ExcluirCruel... Mas acho q morreram da maneira q gostariam... Sei lá!
ResponderExcluirEu ñ teria essa coragem...
Muito infelizes os comentários que dizem que escalar montanhas é loucura, falta do que fazer ou outras bobagem do tipo. Legal deve ser ficar em casa assistindo novela.
ResponderExcluirNuma escalada -em rocha ou alta montanha- você não vai para "aparecer". Você está lá para provar para sí mesmo que pode fazer aquilo.
Concordo com o cassiano, você esta lá pra superar seus limites e nao para se aparecer.
ResponderExcluir