domingo, 20 de abril de 2014

Do acento mais seguro até os motivos para as catástrofes. Saiba tudo sobre os acidentes aéreos!


O fato de um objeto tão pesado como um avião ser capaz de voar longos trechos provoca um misto de fascínio e medo em muitas pessoas. Considerado uma das formas mais seguras de transporte, o avião pode ser algo “oito ou oitenta” já que quando tudo dá certo é uma maravilha, mas quando dá errado as consequências podem ser as piores.

Talvez uma das maiores fontes de angústias dos passageiros é saber que a situação dentro de um avião não está de forma alguma sob o seu controle: você não conhece o piloto, não sabe o histórico do avião e também não tem ideia das condições da aeronave. Antes de tudo, é uma questão de confiar na companhia aérea. Porém, se for para acontecer algo errado, o que seria? Confira uma lista que indica as maiores causas de problemas em um avião, que podem desencadear um acidente aéreo:

Turbulência: Atualmente, os jatos são projetados para enfrentar fortes turbulências e elas, dificilmente, irão derrubar um avião. O maior perigo, contudo, está no que a turbulência provoca no interior da aeronave, já que ela pode arremessar pessoas contra o teto, causando graves fraturas e até morte. Por isso, é fundamental o uso do cinto de segurança.

Pane nas turbinas: Definitivamente, os pássaros são os maiores inimigos das turbinas dos aviões. Este equipamento é projetado para suportar (ou melhor, “engolir) alguns tipos de aves, contudo um pássaro do porte de um urubu pode causar pane total nas turbinas.

Falha estrutural: uma manutenção mal feita pode resultar na quebra de componentes vitais para a aeronave, como a asa ou o leme. Outro fator que também é capaz de causar um rompimento de uma parte da estrutura, mesmo em um avião em perfeitas condições, é uma manobra brusca do piloto. Isso pode gerar forças gravitacionais muito fortes, o que pode arrebentar alguma parte do avião.

Problema nos computadores: os computadores exercem um grande papel vital durante um voo. E, como sabemos, eles também podem falhar, ou seja, podem apagar ou apresentar comportamentos que colocam em risco a segurança de um voo, por problema de software.

Falha humana: Como é amplamente divulgado, quando ocorre um desastre aéreo não existe apenas uma única causa, mas uma sequência delas, e, em alguma parte, geralmente, o piloto está envolvido. Entre os erros mais comuns de quem está conduzindo a aeronave estão a tomada de decisões erradas e falta de treinamento para lidar com determinadas situações.

Pane hidráulica: esta parece ser a pior falha que pode acontecer a um piloto. Este sistema é vital para o controle da aeronave e, por essa razão, os aviões possuem três sistemas hidráulicos, um que é o principal e outros dois de reserva.

Despressurização: Os jatos comerciais viajam a uma altitude de 11 quilômetros, o que é considerado bem alto e também onde o ar é rarefeito, ou seja, a pressão atmosférica é baixa e não existe oxigênio suficiente para a respiração. Também há menos resistência com o ar, e o avião consegue voar muito mais rápido, gastando menos combustível. Desta forma, os aviões têm um sistema de fornecimento de ar para o interior da cabine, o que é chamado de pressurização. Em caso de um problema como a despressurização, a pessoa apagará em menos de 15 segundos.

Qual é o melhor assento? Estatisticamente, se você sentar no fundão do avião suas chances de sobreviver a um acidente são maiores (mas não muito) do que se fosse estiver sentado na parte da frente ou no meio. Sempre tenha em mente aonde estão as saídas de emergência.

Qual é o momento mais crítico de um voo? Também de acordo com estatísticas, os momentos em que ocorrem as tragédias são quando o avião está subindo, após a decolagem, e na hora em que ele faz a aproximação para o pouso.

Fonte: Seu History

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será moderado. Para garantir aprovação, por favor:

- Seja educado.

- Tenha conteúdo.

- Não utilize CAIXA ALTA, pois prejudica a leitura de seu comentário.

- Comentários com proselitismo religioso NÃO serão aceitos. Para isso existem as igrejas.