quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Ônibus antigos de Belo Horizonte

Well, well, well...

A volta ao Brasil para buscar a Audrey, me fez lembrar de minha primeira passagem pelo país. Foi na década de 1980 quando estive em Belo Horizonte para conhecer in loco algo que estava crescendo na cidade, a cena Thrash Metal com bandas do quilate de Sepultura, Sextrash, Chakal etc.

Naquela época a cidade não era tão grande e o sistema de transporte público era suficiente. Hoje, os políticos da cidade vivem prometendo a ampliação do metrô. Promessa de longa data essa! Vamos ver se com o novo prefeito vai sair do papel. Cabe à população cobrar!!!

Toquei no assunto transporte público, porque o que mais me chamou a atenção foram os ônibus da capital mineira. Eram azuis, amarelos ou vermelhos e tinham faixas coloridas que indicavam as principais vias por onde trafegavam. Os dois primeiros algarismos do número do ônibus tinham a mesma função.

0, cinza: Av. Afonso Pena, Av. Cristóvão Colombo, Av. N. Sra. do Carmo
1, amarelo: Av. Amazonas e Via Expressa Leste-Oeste
2, lilás: Av. Pres. Antônio Carlos e Av. D. Pedro I
3, rosa: Av. D. Pedro II e Av. Pres. Carlos Luz
4, marrom: Rua Pe. Eustáquio e Av. Abílio Machado
5, bege: Av. Cristiano Machado e Rua Jacuí
6, ocre: Rua Platina
7, verde: Rua Niquelina
8, laranja: Av. Silviano Brandão e Av. dos Andradas
9, azul-claro: Av. Prudente de Morais, e Av. Raja Gabáglia

Eram uma beleza!!! Pesquisei na internet e achei algumas fotografias. E então? Você já andou em algum?



















9 comentários:

  1. Kramba!
    Só velharia!!

    o 4001 virou 4111 mas continua a mesma carroça viajante...
    o 2004 não mudou, e continua levando pro Mineirão.

    Massa a pesquisa!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom !!! uma verdadeira viagem no tempo, parabéns pela idéia.

    ResponderExcluir
  3. E como os tempos mudam!!! - parte 1


    Tudo começou com os modelos simplezinhos! No início da década de 90 entraram os primeiros ônibus equipados com janelas de teto, depois vieram ônibus com ponteiras de descarga à mostra na traseira esquerda. Nessa época apenas os ônibus de chassi Volvo e parte deles de chassi Scania tinham as duas portas largas, enquanto o restante tinha portas estreitas tanto atrás quanto na frente e em parte deles, a porta traseia era larga e a dianteira era estreita.

    ResponderExcluir
  4. Henrique T D Santos - BH18 de abril de 2009 às 11:54

    E como os tempos mudam!!! - parte 1


    Tudo começou com os modelos simplezinhos! No início da década de 90 entraram os primeiros ônibus equipados com janelas de teto, depois vieram ônibus com ponteiras de descarga à mostra na traseira esquerda. Nessa época apenas os ônibus de chassi Volvo e parte deles de chassi Scania tinham as duas portas largas, enquanto o restante tinha portas estreitas tanto atrás quanto na frente e em parte deles, a porta traseia era larga e a dianteira era estreita.

    ResponderExcluir
  5. pô,será que num vai pintar umas fotos dos ônibus realmente antigos,lá dos anos 70,quando cada linha tinha as suas côres, até a antiga Metrobel chegar e avacalhar tudo,colorindo os onibus todos de vermelho,azul e amarelo ???

    ResponderExcluir
  6. Só faltou os antigos 1129, 1128, 1148 e 1115

    ResponderExcluir
  7. sim 1115 A/B
    1122 A/B/C
    1144 A/B/C

    ResponderExcluir
  8. Que nada, esses ônibus são horrorosos, lindos só mesmo aquêles dos anos 70, cada linha tinha suas côres proprias, não são como essas geringonças de uma só côr !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente! Quem me dera conseguir uma relação com os números das linhas daquela época. Ainda me lembro de alguns, mas queria saber de todos. Depois que a METROBEL chegou, aDeus tradição.

      Excluir

Seu comentário será moderado. Para garantir aprovação, por favor:

- Seja educado.

- Tenha conteúdo.

- Não utilize CAIXA ALTA, pois prejudica a leitura de seu comentário.

- Comentários com proselitismo religioso NÃO serão aceitos. Para isso existem as igrejas.