sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Educação. Educação!?

São Paulo, Brasil. Lá vou eu saltitante saindo do metrô e indo em direção à Vila Maria Zélia, a primeira vila de operários do Brasil, quando de repente... Passa a centímetros da minha cabeça uma carteira escolar. Isso mesmo! Uma carteira escolar!!! Olho para um lado e vejo Ellen com o nariz sangrando da carteirada que ela levou na cara, olho para o outro vejo uma escola com vidros quebrados, alunos chorando, outros gritando "porrada". Que zona!!!!!! Segue abaixo um trecho de uma reportagem retirada de um jornal:

'Em meio a gritos de “porrada, porrada”, alunos da Escola Estadual Amadeu Amaral, no Belém, Zona Leste de São Paulo, depredaram o colégio na quarta-feira (12/11) pela manhã. Pedras e carteiras foram arremessadas nos vidros. Portas foram arrombadas. Tapas e socos fizeram os professores, acuados, se trancarem dentro de uma sala. A revolta só terminou perto do meio-dia, com a chegada da Polícia Militar, acionada por vizinhos e funcionários da escola.

Em meio à correria, adolescentes de 5ª a 8ª séries choravam e gritavam, enquanto a diretora da unidade desmaiou, segundo testemunhas. U., uma aluna de 15 anos que teria sido pivô da confusão, ficou levemente ferida. Funcionários apontam a existência de um grupo chamado Primeiro Comando do Amadeu Amaral (PCAA) como responsável pelo tumulto. André Pimentel, delegado titular do 81º DP, afirma que a escola apresenta um histórico de brigas e depredações, mas que não há gangues agindo ali.

A pancadaria começou quando alunos rivais descobriram que U., da 8ª série, havia dormido trancada em uma sala de aula desativada no 3º andar, depois de ter sido ameaçada por outra aluna, J., de 18 anos, na terça-feira. “Elas começaram a falar que eu era do Brás e não dali. J. começou a gritar comigo e aí começaram a falar ‘porrada’. Quando ela veio para cima de mim, me tranquei na sala. Só no dia seguinte arrombaram a porta”, contou U.. “Só sei que ontem a minha filha brigou na escola, apanhou e a direção não avisou”, disse a mãe da garota. Segundo J., a briga ocorreu por causa do comportamento de U, que ficaria se “esfregando com os meninos”.

Um professor que pediu para não ser identificado conta que desde o início do ano os alunos têm quebrado janelas. Segundo ele, na segunda-feira passada, estudantes teriam tentado incendiar a escola, mas foram impedidos pela polícia. “Tem um grupo de 12 líderes. Quando começa a confusão, há vários focos. Já os ouvi falando que vão colocar a escola no chão. Acho que eles se revoltam pela escola ser em período integral.” O colégio, inaugurado em 1909, tem 16 salas, 277 alunos e 63 professores.'

Fonte: http://www.correiobraziliense.com.br/html/sessao_18/2008/11/13/noticia_interna,id_sessao=18&id_noticia=48289/noticia_interna.shtml

Puxa vida, "esfregando com os meninos!? Eu sou da época em que esses meninos estariam brincando! Parece que a educação no Brasil está mesmo falida! Mas é muito fácil colocar a culpa apenas nos governantes. Os pais delegaram aos professores toda a responsabilidade em educar os filhos. Está na hora do povo rever seus conceitos, pois o professor não tem condição de dar a educação de berço a 40, 45 alunos. Além do mais, eles mal são pagos para lecionar!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será moderado. Para garantir aprovação, por favor:

- Seja educado.

- Tenha conteúdo.

- Não utilize CAIXA ALTA, pois prejudica a leitura de seu comentário.

- Comentários com proselitismo religioso NÃO serão aceitos. Para isso existem as igrejas.