sábado, 17 de janeiro de 2009

Universal x Dengue!!!

Ano passado em minha passagem pelo Rio de Janeiro fiquei boquiaberto com o que vinha acontecendo na cidade. Naquela ocasião, o carioca tinha uma nova arma na luta contra a dengue. Tratava-se do "óleo santo" distribuído pela Igreja Universal do Reino de Deus.


Em cartazes apelativos e que distorciam a Bíblia ao seu interesse, a instituição conclamava os cariocas a entrar na luta contra o arbovírus causador da doença e o Aedes aegypti, mosquito transmissor.



Nossos amigos e leitores cariocas podem recorrer ao "óleo santo" ou combater o mosquito vetor, principalmente na fase larval do inseto. Deve-se evitar o acúmulo de água em possíveis locais de desova dos mosquitos. Quanto à prevenção individual da doença, aconselha-se o uso de janelas teladas, além do uso de repelentes.

É importante tratar de todos os lugares onde se encontram as fases imaturas do inseto, neste caso, a água. O mosquito da dengue coloca seus ovos em lugares com água parada limpa. Embora na fase larval os insetos estejam na água, os ovos são depositados pela mãe na parede dos recipientes, aguardando a subida do nível da água para eclodirem.

Não existem milagres contra a dengue, existe é vontade política, mas principalmente consciência individual. E não digam que as pessoas não fazem o que tem que ser feito por falta de informação, pois nesse caso específico o que não falta é informação. Cada um na sociedade tem que fazer a sua parte!

Um comentário:

Seu comentário será moderado. Para garantir aprovação, por favor:

- Seja educado.

- Tenha conteúdo.

- Não utilize CAIXA ALTA, pois prejudica a leitura de seu comentário.

- Comentários com proselitismo religioso NÃO serão aceitos. Para isso existem as igrejas.