terça-feira, 12 de junho de 2012

Relembre biscoitos e salgadinhos que marcaram sua infância

Vamos relembrar alguns biscoitos lançados nos anos 80 e que enchiam nossas barrigas? Alguns perduram até hoje, outros foram fabricados até os anos 90 e alguns, vez ou outra a indústria tenta relançar, mas nem sempre o resultado é positivo, uma vez que hoje a concorrência com outros produtos pelo gosto infantil está grande.

Mirabel
Era um wafer pequeno e bem compacto, que se comia em duas mordidas. Vinha em pacotes com oito unidades e era o campeão dos recreios. Vendido nos sabores chocolate, morango, baunilha e limão, parou de ser fabricado nos anos 90, onde até chegou a apresentar uma embalagem melhorzinha em relação a da foto. Quem não comeu, perdeu.



Recreio
Fabricado pela Tostines, era outro wafer pequeno e gostosinho. Mas teve a falta de sorte de co-existir com o Mirabel...



Deditos
Palitinhos de biscoito cobertos por chocolate fabricados pela São Luiz. Vinham numa bandeja marrom de plástico, em duas camadas de dez unidades cada uma, separadas por um papel bem fininho. 



Monstrinhos Creck
Para passar a ideia de que haviam sido provados antes de embalados, os biscoitos vinham com uma “mordida” dos monstrinhos. Eram vendidos em sacos com 200 gramas, a princípio em três sabores: chocolate, nata e coco (o morango foi lançado mais tarde).



Piraquê
O Presuntinho (embalagem branca com várias imagens do biscoito e de presunto), o Queijo (vermelha) e o Salgadinho (branca) faziam e ainda fazem sucesso. Foram dos poucos que atravessaram gerações. O Roladinho Goiaba, conhecido como Goiabinha, també, era um dos preferidos da garotada e é fabricado até hoje. E o mais importante: a Piraquê fez o favor de não mudar as embalagens.



Chip's
Fabricados pela Elma Chip's, alguns perduram até hoje, porém repaginados. Na época eram: Cheetos, Fandangos, Baconzitos, Cebolitos e Zambinos.



Skiny
O primo pobre do Fandangos. Mais barato, o biscoito da Mabel foi lançado em 1972, no sabor milho. Tanto o Fandangos quanto o Skiny tinham o formato de concha e a cor amarela, apesar de sabores bem diferentes. O skiny vinha num sacão transparente que enchia os olhos da garotada. Na década de 80, a Mabel lançou os de presunto e queijo para competir com o Fandangos. No fundo, o Skiny foi uma invenção e tanto: era prático e entupia a barriga.


Rosquinhas Mabel
Outra delícia da Mabel que fazia muito sucesso era a rosquinha de coco. Vinha num sacão que durava à beça. 


Adaptado de: Blog do Fã Clube Chevette & Cia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será moderado. Para garantir aprovação, por favor:

- Seja educado.

- Tenha conteúdo.

- Não utilize CAIXA ALTA, pois prejudica a leitura de seu comentário.

- Comentários com proselitismo religioso NÃO serão aceitos. Para isso existem as igrejas.