terça-feira, 12 de junho de 2012

Relembrando a Copa de 1994 - Parte III

Partes I, II, III, IV, V, VI e VII (Final).

Para começar esta terceira parte, quero pedir que notem a variedade dos uniformes daquela época. Nada dessas padronizações chatas de hoje em dia. Percebam que eles eram mais coloridos também.

Mas vamos ao que interessa. Se hoje é o anfitrião que faz a partida inaugural da Copa, naquela época ainda era o campeão da edição anterior que tinha essa honra. Vale lembrar que o campeão do torneio anterior também tinha vaga automática na próxima. Em 1990 a Alemanha Ocidental tinha sido campeã, portanto, no dia 17 de junho, sexta-feira, no estádio Soldier Field em Chicago, alinhavam para a primeira partida a Alemanha, já unificada, contra a surpresa sulamericana Bolívia.



Apesar do bom retrospecto nas eliminatórias, todos esperavam uma vitória fácil dos alemães pois era sabido que a seleção boliviana só estava nos Estados Unidos porque tinha aproveitado bem a altitude de La Paz.


Me lembro bem desse dia. Alemanha x Bolívia a tarde e Espanha x Coréia do Sul a noite. Nada muito excitante, não é? Mas para mim foi um suplício o dia. A aula terminou 11:45. Estava em casa 12:30. Nada do tempo passar. Aquela maldita e interminável cerimônia de abertura...

Link durante o "Vale a pena ver de novo" sobre a abertura

Mais um link

Durante a copa rolava uma promoção onde você comprava a "Revista do Faustão" que vinha com curiosidades sobre as Copas do Mundo e participava do Bolão do Faustão. Eu até tinha a revista, mas não me lembro bem sobre a promoção.

A cerimônia de abertura contou com grandes nomes da música e da mídia dos EUA. O vídeo abaixo é a primeira parte. Nos vídeos relacionados encontram-se as outras partes.

Cerimônia de abertura

A Globo, como é de praxe e estupidamente, diga-se, não exibiu a abertura oficial, já SBT e Bandeirantes exibiam no início das transmissões dos jogos. Era uma bela abertura com um solo de saxofone e as sedes surgindo em letras douradas com a bandeira, uma bola e o troféu no fundo. 

Abertura oficial

Mas chegou o momento. A Bolívia até botou pressão e a Alemanha conseguiu vencer por apenas 1 x 0, gol de Klinsmann, graças a falha da defesa. 


O jogo da noite foi mais emocionante. 2 x 0 Espanha e em cinco minutos, o empate sul-coreano. Primeiro grande jogo da copa.


Obviamente não tenho como falar de todos os jogos, por isso vou me ater aos que mais me marcaram. Sintam-se a vontade para contribuir com o post através dos comentários.

Estados Unidos e Suíça não chamaria a atenção, mas eu fiz questão de assistir a primeira partida de copa em um estádio totalmente coberto. O jogo foi nos arredores de Detroit. 1 x 1 com direito a um golaço de falta de Wynalda para os EUA. O uniforme dos EUA era um show a parte. Tratava-se de uma camisa azul com enormes estrelas e calções vermelhos.


A noite, o segundo grande jogo desta copa, Romênia x Colômbia. Uma favorita ao título e a outra um dos coadjuvantes que se tornou estrela. Na verdade a Romênia tinha um timaço, mas ninguém considerava que pudesse conseguir algo. Detalhe para o golaço de Hagi.


Não cheguei a ver o jogo, pois não aguentei segurar o sono já que acordava 5:30 da matina para ir pra escola, mas tenho vívido o bafafá que foi o jogo entre Estados Unidos e Colômbia. Mais uma derrota inesperada da "favorita ao título" Colômbia que dominou a partida, mas sem o resultado esperado. Nesta partida ocorreu o fatídico gol contra do zagueiro Andrés Escobar.

Ainda não está totalmente esclarecido, mas acredita-se que este gol motivou o assassinato do jogador quando retornaram para sua terra natal. De acordo com a polícia, tratou-se de uma briga de bar desencadeada por desentendimentos pelo lance, contudo muitos dizem que narcotraficantes que haviam apostado alto na seleção colombiana estariam envolvidos.


Assisti uma vez a um documentário onde os jogadores colombianos reconheciam que entraram no mundial de salto alto, acreditando que conseguiriam se classificar facilmente para as oitavas. Perderam a primeira e entraram nervosos na segunda, motivo pelo qual, de acordo com eles, as coisas não funcionaram.
 
Partes I, II, III, IV, V, VI e VII (Final).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será moderado. Para garantir aprovação, por favor:

- Seja educado.

- Tenha conteúdo.

- Não utilize CAIXA ALTA, pois prejudica a leitura de seu comentário.

- Comentários com proselitismo religioso NÃO serão aceitos. Para isso existem as igrejas.