domingo, 17 de março de 2013

As cinco melhores músicas temas de Copas do Mundo

A partir de 1962, no Chile, as Copas do Mundo passaram a contar com pelo menos uma canção tema oficial. A exceção foi a Copa do México em 1970, que não teve canção.

A partir de 1998, mais de uma música passou a ser adotada, o hino e a canção oficial. Em 1998 e 2002, houveram mais de duas canções temas inclusive.

Essas músicas são utilizadas como forma de "aquecimento" para o evento, durante o evento em si ou como lembranças. Por serem destinadas ao público mundial, a maioria ou é cantada em inglês ou possui uma versão nessa língua, contudo o espanhol também foi bastante contemplado nestas composições. A globalização gerou situações curiosas, como o fato da canção tema da Copa de 1974 na Alemanha Ocidental ser cantada em polonês, bem como duas das três composições de 1998 na França, em espanhol.

Então, sem mais delongas, as cinco melhores canções temas de copas na opinião deste que vos escreve.

5 - Em quinto lugar ficaremos com o Hino da Copa de 1998: "La cour des grands", interpretada por Youssou N'Dour e Axelle Red.





 4 - O quarto lugar em nossa lista vai para o grande compositor Vangelis, que ao lado de Takkyu Ishino, compôs e produziu esse instrumental prato cheio para quem curte música eletrônica. "Hino Oficial da Copa do Mundo de 2002".






3 - O terceiro lugar vai novamente para a Copa da França. Desta vez estamos falando da canção oficial. Como ouvir essa música produzida e composta por Desmond Child e Robi Rosa e interpretada por Ricky Martin e ficar parado? Sim, estamos falando de "La Copa de la Vida (The Cup of Life)".






2 - O vice vai para a primeira canção tema de uma copa. Em 1962, o ritmo do momento era o Rock'n'Roll e Los Ramblers representaram muito bem o estilo e a Copa com "El Rock del Mundial".





1 - O primeiro lugar ficou para a canção de 1990. "Un'estate italiana (To Be Number One)" foi composta e produzida por Giorgio Moroder, Tom Whitlock, Edoardo Bennato e Gianna Nannini e interpretada pelos dois últimos. Trata-se de uma power ballad tão comum entre o movimento hard rock dos anos 80.




Publicado originalmente no blog Futebol Nostálgico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será moderado. Para garantir aprovação, por favor:

- Seja educado.

- Tenha conteúdo.

- Não utilize CAIXA ALTA, pois prejudica a leitura de seu comentário.

- Comentários com proselitismo religioso NÃO serão aceitos. Para isso existem as igrejas.