domingo, 10 de fevereiro de 2013

O acidente que criou o Metal

Pode não ser consenso, mas para muitos o Black Sabbath é o criador do Heavy Metal. Já vi entrevistas demembros da banda que procuram fugir dessa, digamos, responsabilidade. Para eles, o som da banda nada mais era, nos primórdios, do que um Rock mais pesado.

Mas então, por que o som da banda soou tão peculiar? Algo que influenciou milhões de músicos a deixarem seus instrumentos mais "pesados", mesmo utilizando uma afinação diferente da usada pelo Black Sabbath?

Tony Iommi, guitarrista e co-fundador do Black Sabbath, teve sua trajetória musical ameaçada de terminar logo na juventude, em razão de um acidente de trabalho que decepou a falange distal dos dedos do meio e anelar da mão direita. Sendo canhoto, a mão acidentada era a que ele usava para articular as notas no braço da guitarra e devido a gravidade do acidente, fora desencorajado a voltar a tocar o instrumento, pelos vários médicos que tinha consultado. A motivação para continuar tocando foi reencontrada um dia na casa de um amigo, ao ouvir o guitarrista belga de Jazz Django Reinhardt, que tocava apenas usando os dedos indicador e médio.

Para sentir-se mais confortável ao tocar, o guitarrista abaixou o tom do seu instrumento para Ré. Consequentemente, Geezer também teve que mudar a afinação de seu baixo e isso tornou o som do Black Sabbath muito mais grave, pesado e sombrio.


Iommi em ação em 1973

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será moderado. Para garantir aprovação, por favor:

- Seja educado.

- Tenha conteúdo.

- Não utilize CAIXA ALTA, pois prejudica a leitura de seu comentário.

- Comentários com proselitismo religioso NÃO serão aceitos. Para isso existem as igrejas.