quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Brasil Ladrão I - Telefonia celular

Dentre várias coisas que ferram com o bolso do brasileiro, sem dúvida podemos citar a telefonia celular. Como tudo no Brasil, aparelho celular também é sinônimo de status. Nesta conjuntura, ser cliente pré-pago é logo ser taxado de pobre. Coisas do Brasil varonil!!!


Esse comportamento certamente não é a única causa, mas com certeza contribui e muito para o fato do Brasil ter uma das telefonias celulares mais caras do mundo. Mas é óbvio que isso compensa, afinal de contas os serviços prestados pelas operadoras são "simplesmente perfeitos". Tudo isso sob o olhar morto de quem deveria fiscalizar a qualidade do serviço, a Anatel, mais uma agenciazinha de merda cabide de emprego.

Ciranda, cirandinha...

Hoje em dia viver sem celular é impensável e na medida em que as operadoras criam os planos "ilimitados" mais mirabolantes possíveis o consumidor prefere optar em ter dois, três celulares, cada um de uma operadora. 

O serviço é caro e ruim, isso quando não há má fé como no caso da TIM, acusada de derrubar propositalmente o sinal de usuários do plano "Infinity". O alto custo é sim, em parte, devido a altíssima carga tributária, mas só ela não justifica. Além disso, a especulação das operadoras e principalmente a conivência do consumidor contribuem para esse resultado.

Abaixo alguns vídeos que mostram como as operadoras atuam no Brasil. Com promoções que fazem você rir de uma orelha a outra, mas...

Canal do Otário sobre o 3G da Claro

 


Canal do Otário sobre a acusação feita à TIM



Bem, mas se ainda assim não se convenceu, assista ao vídeo do Canal Realidade Americana produzido pelo Carlinhos Troll e que compara a telefonia celular no Brasil e nos Estados Unidos, país onde os cidadãos possuem muito mais poder de compra que aqui. A partir de 3:00.


Um comentário:

  1. Moro nos USA e estive recentemente no Brasil. Quando saí daí há 9 nove anos, tinha celular pré da extinta Telemig Celular (Claro hoje se não me engano).
    Colocava cerca de R$50 por mês e falava muito tempo. Aqui nos USA tenho pré pago e pago $55 por mês com TUDO ilimitado, SMS, Internet e Ligações para qqer número dentro dos USA e Canadá.
    Quando cheguei ao Brasil, levei um smartphone GSM desbloqueado e comprei um chip da Oi no aeropoto de Confins. Realizei todo o procedimento de ativação e, não fosse encontrar um sinal aberto de wifi, minha família não teria notícias de mim pois o celular não fuincionava e tive que, dois dias após, adquirir um novo chip que enfim funcionou.
    Agora em relação às tarifas... até hoje não entendo como consegui gastar tanto com celular. Ligar para um fixo era absurdo e qndo era pra outra operadora era ainda pior. Aliado ao fato de não ter conexão de internet apesar de todas as configurações estarem corretas.
    Mas fazer o que? Infelizmente no Brasil aprendemos a ser coniventes e passivos em relação à exploração que sofremos todos os dias.

    ResponderExcluir

Seu comentário será moderado. Para garantir aprovação, por favor:

- Seja educado.

- Tenha conteúdo.

- Não utilize CAIXA ALTA, pois prejudica a leitura de seu comentário.

- Comentários com proselitismo religioso NÃO serão aceitos. Para isso existem as igrejas.