segunda-feira, 13 de agosto de 2012

5 partes inúteis do corpo humano

Desde a época de Darwin, a humanidade tem conhecimento da teoria da evolução. As espécies vivem e, ou adaptam-se ao meio, ou são extintas. Assim, muitos dos animais que existiam anteriormente já não existem mais como os mamutes e os trilobitas.

Sabemos que tais animais já existiram porque deixaram fósseis que mais tarde foram descobertos pelos cientistas. Ossos e carcaças fossilizados ajudam o homem a montar o grande quebra-cabeça da história da vida na Terra.

Mas a evolução deixa outros vestígios durante seu curso. Alguns destes vestígios são os órgãos sem uso que alguns animais têm, inclusive o ser humano. É disso que esta lista se trata: órgãos humanos que já não têm função no corpo.




5. Dedos do Pé
Quando se vive em árvores, dedos nos pés servem para ajudar a locomoção, pois é mais fácil usar quatro (e às vezes, como veremos abaixo) membros para se locomover do que apenas dois. Mas dado que os pés dos humanos são utilizados apenas para dar sustentação a nosso corpo bípede, não faz sentido termos dedos nas pontas dos pés. A serventia deles, para nós, já acabou faz tempo.

ATUALIZAÇÃO: Notem nos comentários que muitos leitores estão levantando a hipótese de que sem os dedos perderíamos o equilíbrio. Agora releiam o texto e percebam que em momento algum foi dito que nossos pés diminuiriam de tamanho, mas que apenas a presença de dedos nas pontas dos pés não se faz mais necessária. Ou seja, os pés permaneceriam com o mesmo comprimento, contudo sem as secções em seu final que chamamos de dedos. Outros leitores informam que atletas teriam problemas, mas estamos falando da humanidade em termos evolutivos e certamente jogadores de basquete, etc não possuem relevância evolutiva suficiente para alterar uma tendência.

4. Cóccix
O cóccix, aquele ossinho do final da coluna vertebral, nada mais é do que uma cauda residual. Nossos antepassados, ao viverem em árvores, provavelmente necessitavam de uma causa para poder ter equilíbrio e comunicação entre seus pares (cães abanam o rabo quando estão felizes, lembram?). Quando os primatas dos quais evoluímos ficaram bípedes, o velho rabo foi se tornando cada vez mais inútil, até que encolheu e ficou como está hoje. Há casos de anomalias em que pessoas nascem com cauda, mas isto é muito raro.

3. Dentes do siso
Muitas pessoas arrancam seus dentes do siso (ou juízo) ao chegar na idade adulta. São quatro dentes inúteis, mas que ainda insistem em nascer. São duas as explicações para que eles, apesar de algumas vezes doerem tanto, existam em nossas bocas. A primeira se deve ao fato da mandíbula humana ter se tornado menos que a de seus ancestrais. Apesar do tamanho inferior, os dentes de siso continuam lá, tentando crescer em um espaço que já não os acomoda confortavelmente. A segunda tem a ver com higiene. Como era comum há anos atrás, um homem com 18 anos já tinha perdido a maior parte de seus dentes. Assim, os dentes de siso cumpriam um importante papel na mastigação.

2. Mamilos masculinos

Um desavisado que estude teoria da evolução pode se perguntar: dado que o homem tem mamilos, isto quer dizer que ele evoluiu da mulher? Não, isto não é verdade. Homens e mulheres têm mamilos porque, nos primeiros estágios embrionários, todos são fetos assexuados. Só em um estado mais avançado é que a testosterona vai fazer a diferenciação sexual. Além disso, mamilos masculinos são residuais: eles podem ter um pequeno papel nas relações sexuais e um pequeno número pode chegar a lactar.

1. Apêndice
Nos mamíferos herbívoros, o apêndice é um órgão grande que serve para ajudar na digestão de grandes quantidades de alimento. Nos humanos, ele não tem nenhuma função digestiva. Biólogos acreditam que o apêndice era importante para algum ancestral humano cuja dieta se baseava em plantas. Atualmente, ele só serve para inflamar e ser operado.

ATUALIZAÇÃO: Leitores informaram, com propriedade, que o apêndice tem sim uma função. Realmente ele funciona como incubadora de bactérias simbióticas e possui tecido linfóide, mas é sabido que a contribuição do apêndice em nossa defesa é irrelevante uma vez que outros órgãos e locais do nosso corpo possuem como função primária justamente a defesa. 

Fonte: Portal Curiosidades 

17 comentários:

  1. pessoas sem dedos dos pés naum andam normalmente pois os dedos dos pés por alguns instantes sustentam o peso do corpo sem eles vc cairia
    o que me parece bem importante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os dedos dos pés tem sim um importante papel, porém não fundamental no equilíbrio.

      Excluir
    2. O texto diz que os dedos tendem a desaparecer, não que os pés diminuirão de comprimento ou largura. Talvez aconteça a unificação destes dedos em uma estrutura única formando um prolongamento dos pés.

      Excluir
    3. unico dedo no pe inútil é o midinho, ele é um órgão residual

      Excluir
    4. os dedos dos pés dão sim equilíbrio e impulso na hora de correr! e o apêndice tem função imunológica!

      Excluir
  2. Se não tivessemos os dedos dos pés, os atletas de volei e basquete (ou qlqr modalidade de saltos) nunca iriam ter impulsão.

    ResponderExcluir
  3. Os dedos dos pés são essenciais, um leigo escreveu esta postagem.

    ResponderExcluir
  4. fail com relação aos dedos dos pés, é impossível andar direito sem eles, seriamos extremamente lentos e com pouco equlibrio, observe que ao vc andar um pouco mais rapido, os dedos fazem movimentos como quê empurrando o chão, agora se vc anda como que deslizando ou flutuando...

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Querido a unha ajuda na sensação tátil.

      Excluir
  6. Antes de postar o autor deveria consultar mais fontes.. dizer q os dedos do pé são inúteis é uma grande falácia, assim como o apêndice. Os dois podem não ter uma importância vital mas ainda possuem papéis sim sr. O apêndice promove o crescimento de bactérias e a reocupação delas no cólon e possui grande quantidade de tecido lifóide e atua no combate a infecções locais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não há necessidade de agressividade. Realmente ele funciona como incubadora de bactérias simbióticas e possui tecido linfóide, mas é sabido que a contribuição do apêndice em nossa defesa é irrelevante uma vez que outros órgãos e locais do nosso corpo possuem como função primária justamente a defesa.

      Quanto aos dedos, como eu disse o comprimento dos pés é importante no equilíbrio e em momento algum foi dito que esse comprimento seria diminuido.

      Excluir
  7. Prezados leitores,

    O fato do Férias do Clark permitir comentários anônimos, não significa que estes podem ser desrespeitosos.

    Informo que comentários desrespeitosos e que em nada contribuem para o crescimento do assunto discutido estão sendo rejeitados.

    Os leitores tem o total direito de discordar de um assunto aqui expresso, dede que seja com educação.

    ResponderExcluir
  8. Só o dedinho do pé que é inutil pois ele só serve para bater em móveis e doer muito. Sem eles seriamos mais felizes ao andar no escuro.

    ResponderExcluir
  9. Não posso afirmar com todo certeza, mas creio que o cocxix sirva para ancorar orgãos do sistema disgesstório bem como auxiliam em partos.

    ResponderExcluir
  10. Expliquem essa religiosos!

    ResponderExcluir

Seu comentário será moderado. Para garantir aprovação, por favor:

- Seja educado.

- Tenha conteúdo.

- Não utilize CAIXA ALTA, pois prejudica a leitura de seu comentário.

- Comentários com proselitismo religioso NÃO serão aceitos. Para isso existem as igrejas.