Quem acompanhou a versão original lembra até hoje. Dentre os fatos marcantes, inclusive satirizado no artigo "Barack Hussein Osama... ops, Obama II" do Férias do Clark, está ou melhor estava, a frase "seu negro" proferida pela personagem Maria Joaquina contra Cirilo. Na época ninguém viu com desconfiança ou se tornou racista por ver tal situação. Pelo contrário, a novela sempre colocou essa atitude da personagem vivida por Ludwika Paleta como deplorável se tornando assim um belo exemplo para as crianças. Durante a trama, Maria Joaquina chega a se arrepender pelas ofensas.
Pois bem, o Ministério Público de SP obrigou o SBT a alterar a frase "seu negro" para "seu sujo". Mudança pequena? Não para quem viu a original e sentiu o impacto positivo que a atitude racista da personagem teve sobre as crianças. O racismo continua, como exporei abaixo, o problema é que muitas crianças podem não entender esta nova frase como diretamente racista, pois requer uma breve reflexão do telespectador, sobretudo aquele que não acompanha a novela com frequência.
Vejamos. O personagem Cirilo é negro. Realmente soa bem racista chamá-lo de negro, uma vez que é em tom jocoso, mas soa mais racista chamar o negro de negro ou pressupor que porque ele é negro, é sujo? Pensem o que quiserem e sintam-se a vontade para comentar.
Aqui vale outra reflexão. Na versão original, mexicana, quando Maria Joaquina chamava Cirilo de negro, estava o ofendendo fortemente, uma vez que nos outros países quando se referem a afro-descendentes de forma não jocosa, o fazem referindo-se a cor de sua pele, logo os chamam de pretos. O termo negro é ofensivo para eles. O contrário ocorre no Brasil.
Portanto, Maria Joaquina chamar Cirilo de negro aqui no Brasil seria uma ofensa menor do que no México, por exemplo.
Com essa atitude, o Ministério Público acaba desvirtuando algo por pura bobagem. A função principal da relação entre Maria Joaquina e Cirilo é combater o racismo. Essa intervenção pode ter dois resultados distintos dependendo do telespectador, ou ter o tom atenuado, ai a função da relação se esvai ou soar pior do que o original, ai bola fora do MP que parece ter mais nada para se preocupar.
Não teria sido melhor deixar tudo do jeito que tava?
que hipocrisia! mas ninguem tira crhis do ar!
ResponderExcluirnão é muito pior as crianças associarem "sujo" a negro?
ResponderExcluirPor essas besteiras assim a tv brasileira é ruim como é hoje em dia, cada grupo censura uma parte da programação inicial.
ResponderExcluirPara o Ministério publico, ou negro e sujo são sinonimos, ou é preferivel chamar um descendente da Africa ( vulgo afrodescendente ) de sujo do que se referir a sua raça.
ResponderExcluirToda forma de censura é deplorável. A novela é ficção e entretenimento. Cada um recebe esses diálogos conforme as próprias crenças e valores.
ResponderExcluirCalar os pensamentos e palavras só serve para recalcá-los ainda mais. Tem muito gente que nunca foi racista e está se tornando, pois o racismo nunca nos foi apresentado, mas agora está sendo.
Devemos processar Ministério Público de SP por obrigar o SBT a alterar a frase "seu negro" para "seu sujo", tá tirando os afros de craquentos seu cretinos kkkk
ResponderExcluirQue hipocrisia babaca tem que chamar negro de que então?
as palavras não vão mudar a História, na tentativa de sanar o preconceito não vale encobri-lo vamos encarar de frente nossos preconceitos e dar aos sujeitos o nomes que eles tem as palavras em si não são preconceituosas mas o contexto pode ser discriminador
obs: sou 50% negro e gostaria de ser 100% só pra usar aquela camiseta "o beijo do negro é doce" ou "100% NEGRO" kkkkkkkkkkk
deviam censurar o ministerio publico, sinonimo de negro não é sujo!!!
ResponderExcluirAff ... Coisa de afrodescendente afetadinho ... Pô, já deram cotas em universidades, em concursos, há um ministério da igualdade racial ... O que querem mais??? ... Cabelo liso? ... O Neymar alisa o cabelo ...
ResponderExcluirSacanagem, concordo com os demais, o MP está associando negro a sujo como se fossem msmo sinônimos e a novela tem como parte mostrar para seus telespectadores (neste caso a maioria o público infantil) que o preconceito num tá com nada tanto é que a Maria Joaquina sempre paga pelos seus atos injustos. Outro ponto é que a novela também mostra como o Cirilo é um garoto bom, ou seja, caráter não tem e nem nunca teve nada a ver com a cor da pele!!!! ELE TEM MAIS CARÁTER QUE ELA E ISSO FICA BEM EXPLÍCITO!!!
ResponderExcluirQue besteira
ResponderExcluirEngraçado, em outras oportunidades, OS JUIZES DIZEM "O MP PRECISA SER PROVOCADO" pra poder entrar em qualquer caso, nesse caso metem o dedo erradamente onde nao foi chamado, botando o racismo onde nao tem.
ResponderExcluirSe isso for verdade é preocupante. Qual o motivo de trocar a palavra negro por sujo? Parece-me que, novamente, se for verdade, o MP é racista.
ResponderExcluircomplicado, complicado... questão polemica!
ResponderExcluirhttp://rnaxblog.blogspot.com.br/
Só eu acho seu sujo mais racista do que seu negro?
ResponderExcluirDe verdade!
Acho que é uma mudança valida, já que a Maria Joaquina está querendo ofender o Cirilo. E chamar alguém de negro não é ofensa nenhuma.
ResponderExcluirNão assisti o Carrosel original, mas pra poder ensinar algo as crianças, se Cirilo não se sentir rebaixado por ser chamado de negro, apenas tem que trabalhar a Maria Joaquina para aprender que isso não ofende.
Se Cirilo se ofender, tem que trabalhar ele também para que ele pare de ser preconceituoso, pois se sentir ofendido é ter tanto preconceito quanto quem usa pra xingar.
triste isso, lamentável, as pessoas não e sim se odeiam a onde mundo vai parar? eis a questão...
ResponderExcluirSuper concordo com o comentário da Kalhysha!
ResponderExcluirA mudança é valida sim, gente. Nas décadas anteriores ser chamado de 'negro' era uma ofensa. e ainda hj as pessoas evitam descrever alguém, em uma conversa informal, como 'negro (a)'. Preferem dizer 'moreno (a)'. A gente tem que acabar com isso! O negro não tem que ter vergonha de ser reconhecer como negro e nem as pessoas de outras etnias reconhece-los como tais.
Esse 'sujo' demonstra muito melhor esse preconceito. O 'sujo' é sinônimo de cor! É pq tem cor escura, então é sujo, então fede. O que claro não é verdade e a criança percebe isso sim. Percebe esse 'sujo' como uma ofensa ligada a cor escura da criança, o sentimento de repulsa que vem dela, por ser diferente. por ter os traços diferentes, por ser o cabelo 'embaraçado'. Notem isso, gente.
meu filho foi separado ele e outro amiguinho dele em carteiras diferentes porque outro garotinho disse a ele que ele é marrom ,quando ele chegou em casa ficou tomando banho e se esfregando como doido ,quando minha mulher perguntou a ele porque ele estava se esfregando assim ele disse que queria ficar branco
ResponderExcluir