A principal forma de contaminação da toxoplasmose é a ingestão de carne crua e vegetais mal lavados que estejam contaminados.
Muito se fala sobre a contaminação através dos felinos. Quando ocorre a transmissão através destes animais, ela ocorre através das fezes.
Infelizmente a ignorância e a falta de informação faz com que as pessoas abandonem gatos quando alguém próxima fica grávida. Esta prática cruel é totalmente sem fundamento, uma vez que medidas sanitárias BÁSICAS já são suficientes para evitar o contágio.
Durante a gravidez, é aconselhado que a grávida não limpe a caixinha de areia dos bichanos. Caso não seja possível outra pessoa o fazer, é aconselhado o uso de luvas ou simplesmente que se lave as mãos após a limpeza. Alimentar os gatos com comida enlatada, ração, água fervida ou filtrada, não lhes permitir caçar animais e nunca alimentá-los com carne crua ou mal passada também são medidas eficazes.
Simples assim! Você não precisa se desfazer de seu gato por conta de uma gravidez.
Educação sanitária e um pouquinho de esclarecimento é a melhor medida para se evitar a toxoplasmose.
Essa ignorância acerca da manutenção dos gatos como agentes transmissores acaba sendo reforçada pelos meios de comunicação, que erroneamente aumentam o estigma. No dia 05 de janeiro de 2012 uma das novelas da Rede Globo "informou" dentro de um diálogo entre seus personagens que o simples fato de tocar um gato já seria suficiente para a transmissão da toxoplasmose. Lamentavelmente, mais uma vez, um meio de comunicação de massa faz um desfavor a sociedade ao cometer um erro desses.
Verdade, basta se cuidar na gravidez, lavar as frutas e verduras com bicarbnato, lavar as mao depois que brincamos com os bichinhos e nada acontecerà.
ResponderExcluirAPLAUSOS, MUITOS APLAUSOS PARA ESTE POST!!!!
ResponderExcluirSou médico veterinário e realmente a falta de informação sobre a toxoplasmose é LAMENTÁVEL!!!
Grávidas são orientadas a ABABDONAR seus gatos, mas continuam comendo salada em qualquer tipo de restaurante.
Sabe o que mais me deixa indgnado?? Atendo com muita frequancia mulheres com gatos que foram orientadas por MÉDICOS (PASMEM) a abbandonar seus gatos, e mas incrivel ainda, um médico disse a uma mulher para se livrar do cão, que já teve toxoplasmose. INACREDITAVEL NÃO???
Tive que falar pra ela que ela só pegaria toxoplasmose do cão se ela comesse o cachorro, e mal passado ainda!!!
Um detalhe importante. O gato, quando elimina os ovos do toxoplasma nas fezes, eles são ovos inviávies, ou seja ainda não são capazer de transmitir a doença. As fezes tem que ficar 3 dias no solo, para tornar os ovos viáveis.
Basta limpar a caixinha de areia diariamente, que o risco é ZERO...
Essa da novela foi descepcionante....
um abraço e novamente meus parabéns pelo post
eu costumo dizer para as pessoas que essa doença não é do gato e sim do porco, de pessoas porcas.
ResponderExcluirOtimo post!
ResponderExcluirEssas informações precisam ser divulgadas pra acabar com essa loucura de abandonar um animal inocente