sábado, 2 de junho de 2012

Ministério Público de SP censura a novela Carrossel

Quem acompanhou a versão original lembra até hoje. Dentre os fatos marcantes, inclusive satirizado no artigo "Barack Hussein Osama... ops, Obama II" do Férias do Clark, está ou melhor estava, a frase "seu negro" proferida pela personagem Maria Joaquina contra Cirilo. Na época ninguém viu com desconfiança ou se tornou racista por ver tal situação. Pelo contrário, a novela sempre colocou essa atitude da personagem vivida por Ludwika Paleta como deplorável se tornando assim um belo exemplo para as crianças. Durante a trama, Maria Joaquina chega a se arrepender pelas ofensas.

Pois bem, o Ministério Público de SP obrigou o SBT a alterar a frase "seu negro" para "seu sujo". Mudança pequena? Não para quem viu a original e sentiu o  impacto positivo que a atitude racista da personagem teve sobre as crianças. O racismo continua, como exporei abaixo, o problema é que muitas crianças podem não entender esta nova frase como diretamente racista, pois requer uma breve reflexão do telespectador, sobretudo aquele que não acompanha a novela com frequência. Vejamos. O personagem Cirilo é negro. Realmente soa bem racista chamá-lo de negro, uma vez que é em tom jocoso, mas soa mais racista chamar o negro de negro ou pressupor que porque ele é negro, é sujo? Pensem o que quiserem e sintam-se a vontade para comentar.



Aqui vale outra reflexão. Na versão original, mexicana, quando Maria Joaquina chamava Cirilo de negro, estava o ofendendo fortemente, uma vez que nos outros países quando se referem a afro-descendentes de forma não jocosa, o fazem referindo-se a cor de sua pele, logo os chamam de pretos. O termo negro é ofensivo para eles. O contrário ocorre no Brasil. 

Portanto, Maria Joaquina chamar Cirilo de negro aqui no Brasil seria uma ofensa menor do que no México, por exemplo.



Com essa atitude, o Ministério Público acaba desvirtuando algo por pura bobagem. A função principal da relação entre Maria Joaquina e Cirilo é combater o racismo. Essa intervenção pode ter dois resultados distintos dependendo do telespectador, ou ter o tom atenuado, ai a função da relação se esvai ou soar pior do que o original, ai bola fora do MP que parece ter mais nada para se preocupar. 

Não teria sido melhor deixar tudo do jeito que tava?

18 comentários:

  1. que hipocrisia! mas ninguem tira crhis do ar!

    ResponderExcluir
  2. não é muito pior as crianças associarem "sujo" a negro?

    ResponderExcluir
  3. Por essas besteiras assim a tv brasileira é ruim como é hoje em dia, cada grupo censura uma parte da programação inicial.

    ResponderExcluir
  4. Para o Ministério publico, ou negro e sujo são sinonimos, ou é preferivel chamar um descendente da Africa ( vulgo afrodescendente ) de sujo do que se referir a sua raça.

    ResponderExcluir
  5. Toda forma de censura é deplorável. A novela é ficção e entretenimento. Cada um recebe esses diálogos conforme as próprias crenças e valores.
    Calar os pensamentos e palavras só serve para recalcá-los ainda mais. Tem muito gente que nunca foi racista e está se tornando, pois o racismo nunca nos foi apresentado, mas agora está sendo.

    ResponderExcluir
  6. Devemos processar Ministério Público de SP por obrigar o SBT a alterar a frase "seu negro" para "seu sujo", tá tirando os afros de craquentos seu cretinos kkkk

    Que hipocrisia babaca tem que chamar negro de que então?

    as palavras não vão mudar a História, na tentativa de sanar o preconceito não vale encobri-lo vamos encarar de frente nossos preconceitos e dar aos sujeitos o nomes que eles tem as palavras em si não são preconceituosas mas o contexto pode ser discriminador

    obs: sou 50% negro e gostaria de ser 100% só pra usar aquela camiseta "o beijo do negro é doce" ou "100% NEGRO" kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. deviam censurar o ministerio publico, sinonimo de negro não é sujo!!!

    ResponderExcluir
  8. Aff ... Coisa de afrodescendente afetadinho ... Pô, já deram cotas em universidades, em concursos, há um ministério da igualdade racial ... O que querem mais??? ... Cabelo liso? ... O Neymar alisa o cabelo ...

    ResponderExcluir
  9. Sacanagem, concordo com os demais, o MP está associando negro a sujo como se fossem msmo sinônimos e a novela tem como parte mostrar para seus telespectadores (neste caso a maioria o público infantil) que o preconceito num tá com nada tanto é que a Maria Joaquina sempre paga pelos seus atos injustos. Outro ponto é que a novela também mostra como o Cirilo é um garoto bom, ou seja, caráter não tem e nem nunca teve nada a ver com a cor da pele!!!! ELE TEM MAIS CARÁTER QUE ELA E ISSO FICA BEM EXPLÍCITO!!!

    ResponderExcluir
  10. Engraçado, em outras oportunidades, OS JUIZES DIZEM "O MP PRECISA SER PROVOCADO" pra poder entrar em qualquer caso, nesse caso metem o dedo erradamente onde nao foi chamado, botando o racismo onde nao tem.

    ResponderExcluir
  11. Se isso for verdade é preocupante. Qual o motivo de trocar a palavra negro por sujo? Parece-me que, novamente, se for verdade, o MP é racista.

    ResponderExcluir
  12. complicado, complicado... questão polemica!

    http://rnaxblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Só eu acho seu sujo mais racista do que seu negro?

    De verdade!

    ResponderExcluir
  14. Acho que é uma mudança valida, já que a Maria Joaquina está querendo ofender o Cirilo. E chamar alguém de negro não é ofensa nenhuma.

    Não assisti o Carrosel original, mas pra poder ensinar algo as crianças, se Cirilo não se sentir rebaixado por ser chamado de negro, apenas tem que trabalhar a Maria Joaquina para aprender que isso não ofende.
    Se Cirilo se ofender, tem que trabalhar ele também para que ele pare de ser preconceituoso, pois se sentir ofendido é ter tanto preconceito quanto quem usa pra xingar.

    ResponderExcluir
  15. triste isso, lamentável, as pessoas não e sim se odeiam a onde mundo vai parar? eis a questão...

    ResponderExcluir
  16. Super concordo com o comentário da Kalhysha!

    A mudança é valida sim, gente. Nas décadas anteriores ser chamado de 'negro' era uma ofensa. e ainda hj as pessoas evitam descrever alguém, em uma conversa informal, como 'negro (a)'. Preferem dizer 'moreno (a)'. A gente tem que acabar com isso! O negro não tem que ter vergonha de ser reconhecer como negro e nem as pessoas de outras etnias reconhece-los como tais.

    Esse 'sujo' demonstra muito melhor esse preconceito. O 'sujo' é sinônimo de cor! É pq tem cor escura, então é sujo, então fede. O que claro não é verdade e a criança percebe isso sim. Percebe esse 'sujo' como uma ofensa ligada a cor escura da criança, o sentimento de repulsa que vem dela, por ser diferente. por ter os traços diferentes, por ser o cabelo 'embaraçado'. Notem isso, gente.

    ResponderExcluir
  17. meu filho foi separado ele e outro amiguinho dele em carteiras diferentes porque outro garotinho disse a ele que ele é marrom ,quando ele chegou em casa ficou tomando banho e se esfregando como doido ,quando minha mulher perguntou a ele porque ele estava se esfregando assim ele disse que queria ficar branco

    ResponderExcluir

Seu comentário será moderado. Para garantir aprovação, por favor:

- Seja educado.

- Tenha conteúdo.

- Não utilize CAIXA ALTA, pois prejudica a leitura de seu comentário.

- Comentários com proselitismo religioso NÃO serão aceitos. Para isso existem as igrejas.