terça-feira, 19 de junho de 2012

10 sintomas de que você pode estar se tornando um fanático religioso

O Novo Testamento está cheio de passagens que nos monstram que a fé pode descambar em fanatismo. Veja por exemplo que Cristo nos alerta para um sem número de pessoas que se julgam cristãs por seus atos, mas trazem os corações vazios.

Em Mateus 7:22-23 lemos: “Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.” e em Lucas 6:42 temos o sábio conselho: “Como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não atentando tu mesmo na trave que está no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão.”

Estes são apenas alguns dos inúmeros alertas que recebemos da Bíblia de que o Cristianismo real não se encontra neste ou naquele Templo, Igreja ou seita e sim na maneira como vivemos as leis trazidas por Cristo para nós. Não como a fé fanática contra a qual Joção nos alerta em I Jó 4:1, mas como está em seu evangelho Jó 4.24: Em verdade e em espírito.

Por isso, se você apresenta um ou mais de um dos seguintes sintomas, acautela-te:



10 - Você vigorosamente nega e desdenha a existência de milhares de deuses de outras religiões, mas sente-se ultrajado quando alguém faz pouco da existência do seu.

9 - Você se sente ofendido, diminuido e desumanisado quando os cientistas dizem que as pessoas evoluíram de outras formas de vida e que teríamos parentesco direto com outros símios, mas não vê problema com uma interpretação da bíblia que diz que fomos feitos do barro e que para o barro voltaremos.

8 - Você ri dos politeístas, mas não tem problemas em acreditar em uma Trindade Divina.

7 - Você fica indignado quando ouve as atrocidades atribuídas a Allah no Alcorão, mas sequer pisca quando ouve sobre como os cristãos mataram na história ou com os episódios de atrocidades descritos no antigo testamento.

6 - Você ri da crença hindu de deuses humanóides, da visão Nórdica de Valhalla e da narrativa grega de deuses dormindo com mulheres, mas não tem problemas em acreditar que o Espírito Santo engravidou uma virgem e que ela deu a luz a um homem-deus que foi morto, ressuscitou e subiu aos céus por sua causa.

5 - Você não perde a chance de expor pequenas falhas em cada novo processo ou teoria científica desenvolvidos ou de desdenhar o método que usam para datar evidências da antigüidade, mas não acha nada errado acreditar nas datas deixadas por homens de tribos da Idade do Bronze que afirmavam que o mundo surgiu poucas gerações antes deles.

4 - Você acredita que toda a população deste planeta com exceção daqueles que compartilham a mesma crença que você - e é claro, excluindo as seitas rivais – passarão a eternidade em um Inferno de sofrimento infinito. E ainda considera sua religião a mais “tolerante”, “amorosa” e “humilde” de todas.

3 - Enquanto a ciência moderna, a história, a geologia, a biologia e a física falham em convencê-lo de qualquer coisa, um sujeito rolando no chão e falando em "línguas" que ninguém compreende basta como evidência para provar que o cristianismo e tudo o que ele defende é verdadeiro.

2 - Você define 0,01% como um "alto índice de sucesso" quando se trata de respostas a orações. Uma forte evidência de que rezar funciona e de que além de te ouvir pacientemente, Deus também intervém a seu favor graças a suas preces. E atribui os 99,99% do fracasso restantes à Inefabilidade divina ("Ele escreve certo por linhas tortas").

1 - Seus conhecimentos sobre a Bíblia, metafísica cristã e história da igreja são muito mais esparcos do que o de muitos ateístas, agnósticos e céticos, e mesmo assim considera-se um Cristão.

Adaptado de:  Mortesubita.org


19 comentários:

  1. QUANTA BOBEIRA!!!!
    VAI SE TRATAR E APRENDA A ESCREVER!!!
    FICA A DICA!
    SE VC É UM PAGÃOZINHO BOBO QUE ACREDITA EM CONTOS DE FADAS,PARABÉNS,VC VAI ENCONTRA LOS NO INFERNO!!!

    ResponderExcluir
  2. Marcelo - Florianópolis25 de junho de 2012 às 10:19

    Estudo teologia e usarei seu texto para um trabalho futuro, sobre o fanatismo. Muito bom o conteúdo. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Agradeço ao anônimo acima por justificar esta postagem e ao Marcelo por prestigiar-nos.

    ResponderExcluir
  4. mto bom seu texto, como vc disse, a adoração nao deve ser pra os outros verem, apenas para se mostrar, mas em espirito e em verdade, e tbm eh verdade q nao podemos condenar outras crenças, afinal em nenhum momento Deus fala na sua palavra q outros deuses nao existem, pelo contrario. O caminho para Deus é simples, o correto é como Jesus disse, ser sal e luz, e nao um religioso fanatico como os fariseus e saduceus. Parabens!

    ResponderExcluir
  5. Qua Jesus protega sua alma seu heretico!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo disse...

    QUANTA BOBEIRA!!!!
    VAI SE TRATAR E APRENDA A ESCREVER!!!
    FICA A DICA!
    SE VC É UM PAGÃOZINHO BOBO QUE ACREDITA EM CONTOS DE FADAS,PARABÉNS,VC VAI ENCONTRA LOS NO INFERNO!!!


    SABE SEU INFELIZ EU PREFIRO IR PARA O INFERNO E LÁ FICAR DO QUE SABER QUE NO PARAÍSO EXISTE ALMAS POBRES E INFELIZES COMO VC E TEU COMENTÁRIO COM TEU PENSAMENTO OU SEJA SE HOUVER UM ÚNICO COMO VC.....OLÁ INFERNO....SÃO PESSOAS COMO VC É QUE ME FAZEM AFASTAR DO FANÁTISMO OBRIGADO DEUS POR TER PERMITIDO VC EXISTIR E PENSAR ASSIM.....

    ResponderExcluir
  7. Não sou ateu, mas achei o texto brilhante.

    Parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo Texto, e ele foi ricamente ilustrado por alguns comentários.
    A inclusão digital trouxe muita ignorancia e intolerancia pra web, cara saudade da epoca da internet discada, a net era muito melhor frequentada!

    ResponderExcluir
  9. O Velho Testamento conta a história dos judeus e não dos cristãos, já que o cristianismo só surge depois de Jesus Cristo, e a partir do nascimento de Jesus, a bíblia passa a ter a sua segunda parte, o NOVO TESTAMENTO.
    E claro que no antigo testamento haviam muitas matanças, me diga uma nação de antes de Cristo que não guerreava. Roma, Sparta, Atenas, Mesopotâmia... Todas tinham suas guerras. Era a época do olho por olho, dente por dente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Õ ALICE cai na real minha filha. Nunca se matou tantas crianças a mando do Estado quando do nascimento de Jesus. Nunca se matou tanto em nome da crus quando das cruzadas (é com letra minúscula mesmo). Nunca se dizimou tantos durante a Segunda Guerra sob o apoio da Igreja de um determinado Papa. Faça como o Santo João Paulo II, peça perdão pelos erros e pare de escrever bobagens.

      Excluir
  10. Parabéns pelo texto!religião é assunto supervalorizado nas discurssões. Aparentemente, o simples fato de se questionar qualquer detalhe fere absurdamente o orgulho de alguns. Não sou ateu e nem acho que devemos ser tão racionais quanto ao assunto religião pois assim incorremos no mesmo erro dos fanáticos, o de tomar uma postura "fechada demais" aos argumentos da outra parte. Acredito que a religião faz bem a maioria das pessoas, mas tem algo de muito errado quando as pessoas não se permitem questionar as próprias crenças, fatos narrados na bíblia ou por um pastor.
    A evolução da espiritualidade, ao meu ver, deve-se a profunda reflexão sobre as verdades e absorção delas em seu dia-a-dia.
    Povo que não pensa, que não reflite vira massa de manobra!

    ResponderExcluir
  11. Informo aos queridos leitores que nem todos os comentários estão sendo aprovados.

    Comentários que eu julgo ofensivos ao extremo ou que estejam fazendo proselitismo estão sendo excluídos.

    ResponderExcluir
  12. Existem poucas vezes em que vemos Jesus com raiva na bíblia. E em nenhum deles é contra os infiéis, ou até contra aqueles que tentam desmenti-lo. Ele apenas se emputece com aqueles que pregam algo e não o fazem, como falado no item 4.

    Jesus diz que é o caminho a verdade e vida e apenas por ele se chega ao Pai. E ele também disse que é o bom pastor que vai atrás da ovelha perdida. Ou seja (se nós cristãos estivermos certos e isso tudo existir) os não-cristãos podem se salvar sim, pois esses o próprio Jesus vai atras.
    Só ler um pouco a bíblia pra saber que só por não crer em Cristo você não vai pro inferno....suas atitudes de acordo com suas crenças é que podem te levar ao inferno e o grau de gravidade do pecado (10 pecados capitais).

    ResponderExcluir
  13. "SE VC É UM PAGÃOZINHO BOBO QUE ACREDITA EM CONTOS DE FADAS,PARABÉNS,VC VAI ENCONTRA LOS NO INFERNO!!!" vc ta de brincadeira né, seu galhofeiro, nunca ri tanto kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

    ResponderExcluir
  14. SE TEM UMA COISA QUE APRENDI NA VIDA, É O EQUILÍBRIO, TUDO QUE É DEMAIS FAZ MAL, O DITADO É VELHO, MAS FAZ MUITO SENTIDO.

    ResponderExcluir
  15. como o amigo acima disse, tem q haver o equilibrio, evitar-se os extremos.
    tem q haver sim uma vida com Deus de corpo e alma, mas q isso nao seja apenas para mostrar e tripudiar.

    ResponderExcluir
  16. Muito o texto! O q não falta por aí a fora são pessoas q se dizem corretas, cristãs, mas q se enquadram perfeitamente nessas 10 colocações. O fundamentalismo e o fanatismo - não importa do q seja - é um mal terrível, e o maior prejudicado nisso tudo é o próprio fundamentalista/fanático. Q vive cego e crente em sua ignorância.

    ResponderExcluir
  17. Como um sábio ateu escreveu uma vez:
    "Fé e Razão são como seus sapatos: você pode escolher e calçar apenas um deles, mas é muito melhor e mais confortável calçar os dois".

    ResponderExcluir

Seu comentário será moderado. Para garantir aprovação, por favor:

- Seja educado.

- Tenha conteúdo.

- Não utilize CAIXA ALTA, pois prejudica a leitura de seu comentário.

- Comentários com proselitismo religioso NÃO serão aceitos. Para isso existem as igrejas.