terça-feira, 25 de março de 2014

Pesquisa americana reforça o ódio dos brasileiros aos ateus

É o que diz uma pesquisa realizada pelo Pew Reasearch Center Institute, que entrevistou pessoas em 40 países sobre se é necessário crer em Deus para ser moral.

A maioria (86%) dos brasileiros acha que sim. Esse valor aumenta quando analisado pessoas acima dos 50 anos e sem nível superior.

Vergonhosamente, os dados verificados no Brasil são um dos maiores da América Latina. Na Argentina, para se ter uma ideia, esse valor cai para 47% e no Chile, 46%.

Os dados da pesquisa permite inferir que quanto menos desenvolvido é o país, maior é a associação entre ser bom e ter crença religiosa. Em Gana e Indonésia, por exemplo, essa proporção é de 99%. Na Espanha, apenas 19% da população acha necessário crer em Deus para ser boa pessoa. Em outros países europeus, a taxa também é baixa.

Trata-se de mais uma documentação do elevado índice de rejeição aos ateus no Brasil.

Um levantamento feito em 2008 pela Fundação Perseu Abramo já tinha revelado que 17% dos brasileiros odeiam os ateus, 25% têm antipatia e 29% são indiferentes. Estes valores se assemelham aos destinados aos drogados, ou seja, brasileiro odeia os descrentes tanto quanto os viciados em droga.

4 comentários:

  1. Putz... o artigo da Pew Institute, promotora da pesquisa, não fala NADA sobre ódio dos brasileiros contra ATEUS, tão pouco se encontra a palavra "ATEU" no próprio artigo. Você viajou feio. Perdeu um leitor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, a pobreza do seu argumento é tão latente que eu nem deveria respondê-lo, pois creio que qualquer um que tenha um mínimo de raciocínio lógico e senso crítico, independente da religião que possui ou não, percebe isso, mas como não tenho certeza se você possui essa condição, irei respondê-lo com um argumento bem, mas bem antigo. Chama-se "método indutivo dedutivo" e foi descrito por Aristóteles e, creia, você o aplica o tempo todo na sua vida.

      1 - A pesquisa mostra que para a maioria dos brasileiros é necessário crer em Deus para ser moral;

      2 - Quem não crê em Deus, para essas pessoas é amoral;

      3 - Quem não crê em Deus é ateu;

      4 - As pessoas não gostam, geralmente, de quem é amoral;

      5 - Logo, podemos deduzir que essas pessoas não gostam de ateus.

      Nem foi tão difícil, foi?

      E na boa? Não vem com essas "ameaçazinhas" de que eu perdi um leitor, porque se quando você cita leitor está falando de si mesmo, fique sabendo que eu perdi nada, pois não é para gente como você, que manipula as informações porque não gostou delas, que mantenho esse blog.

      Excluir
  2. quer dizer que se vc não crê em Deus aqui no Brasil vc é odiado???
    sabe aqueles exemplos que Cristo deixou??? então os brasileiros não assimilaram nada....
    pelo amor de Deus só por não crer em Deus o sujeito é odiado??? ......

    ResponderExcluir
  3. tentem ser bom por vcs e não por um deus.....

    ResponderExcluir

Seu comentário será moderado. Para garantir aprovação, por favor:

- Seja educado.

- Tenha conteúdo.

- Não utilize CAIXA ALTA, pois prejudica a leitura de seu comentário.

- Comentários com proselitismo religioso NÃO serão aceitos. Para isso existem as igrejas.