domingo, 19 de janeiro de 2014

Jock Stein, o treinador que morreu durante um jogo pelas eliminatórias para a Copa de 1986


10 de setembro de 1985, Cardiff, País de Gales.

Em campo País de Gales e Escócia lutavam por uma vaga para a Copa do Mundo de 1986. Ambas as seleções britânicas estavam no grupo ao lado de Islândia e Espanha. Como é de se supor, os nórdicos ficaram em último no grupo. Já os favoritos espanhóis, com certa dificuldade, conseguiram confirmar o primeiro lugar.

Restava apenas uma vaga, que não seria direta. Quem ficasse com ela ainda teria que disputar uma repescagem com a Austrália.

Empatados em pontos, escoceses e galeses entraram em campo naquela úmida noite. O empate favorecia os escoceses, mas eram os galeses que jogavam em casa.

A torcida escocesa invadiu Gales! Ao final da partida o placar assinalava 1 a 1. A Escócia se classificara, mas o drama continuava. No banco, o treinador Jock Stein, lenda do Celtic, tombou. Seu coração não resistiu as emoções do jogo decisivo. 

A Escócia se classificou para o mundial. Para o lugar do finado treinador, foi chamado Alex Ferguson, que após a Copa se tornou treinador do Manchester United, onde esteve até sua aposentadoria em 2013. Já na Copa, num grupo que contava com Alemanha Ocidental, Uruguai e Dinamarca, a Escócia ficou em último.




Artigo original. Sua reprodução é livre desde que seja incluído o link ativo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será moderado. Para garantir aprovação, por favor:

- Seja educado.

- Tenha conteúdo.

- Não utilize CAIXA ALTA, pois prejudica a leitura de seu comentário.

- Comentários com proselitismo religioso NÃO serão aceitos. Para isso existem as igrejas.