quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Alimentos que você nunca deve dar aos seus animais de estimação


Saiba quais são os alimentos proibidos para animais de estimação, não se renda às carinhas pidonas dos seus bichos, cuide bem do que eles comem e tenha um animal saudável.

Quem foi que nunca deu o resto de alguma comida ao seu animal de estimação, atire a primeira pedra. Bom, é muito comum as pessoas darem aos seus animais comidas de humanos, como doces, salgados, pedaços de carne, entre outros. Claro que o seu cãozinho não vai ficar doente de uma hora para outra, mas não é nada bom você ficar acostumando esses animais a ingerirem alimentos que não são adequados a sua saúde e é claro que não será apenas uma vez que você daria essa comida a ele.

Alguns alimento provocam uma série de problemas, como diarreias, quebra de dentes e contaminação por bactérias, entre outros.

Abaixo vai uma lista com os alimentos que são mais comuns de serem dados aos animais domésticos e que deveriam ser proibidos a eles.

CHOCOLATE

Pois é, aquela deliciosa e tentadora guloseima que não é só irresistível para nós, mas chama muito a atenção dos nossos amigos caninos e felinos, mas nunca dê ao seu animal porque o chocolate contem teobromina, uma substância tóxica para os cães se for ingerida em quantidade que some mais 100 mg para cada quilo de peso do animal, é melhor que você procure um veterinário o mais rápido possível pois ele pode morrer intoxicado.

MASSA DE PÃO OU BOLO CRU

O fermento contido na massa crua pode se expandir no estômago do animal e causar dor ou ruptura intestinal.

OSSOS

Os animais não conseguem mastigar bem os ossos animais, como os de galinha. Ao ingerir pedaços dos ossinhos, cães podem acabar perfurando o esôfago ou o intestino. Além disso, este alimento acaba contribuindo para ressecar as fezes, o que pode deixar o bichinho com grandes dificuldades para defecar.

DOCES DIETÉTICOS

Produtos adoçados com xilitol podem causar danos hepáticos e até a morte em cães mais sensíveis. Balas, biscoitos dietéticos e pasta de dentes também estão proibidos.

LEITE

O organismo de cachorros e gatos não possui grandes quantidades de lactase, enzima essencial para a digestão de leite e seus derivados. Isso significa que a maioria dos bichinhos apresenta algum grau de intolerância à lactose, o que acaba tornando um simples copo de leite num desastre: seu consumo pode causar dores abdominais, náuseas e diarreia.

CARNE CRUA

Os motivos são os mesmos que nos motivam a não comer alimentos crus: o risco de contaminação por bactérias, protozoários e verminoses é alto.

O correto é que você dê o tipo de alimentação adequada ao porte e às necessidades nutricionais do animal, dê alimentos apropriados e tenha por mais tempo o seu bichinho de estimação ao seu lado.

por: BioRetrô

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será moderado. Para garantir aprovação, por favor:

- Seja educado.

- Tenha conteúdo.

- Não utilize CAIXA ALTA, pois prejudica a leitura de seu comentário.

- Comentários com proselitismo religioso NÃO serão aceitos. Para isso existem as igrejas.