terça-feira, 30 de abril de 2013

Fim de semana terá espetáculo de meteoros

O começo do mês de maio reserva mais um espetáculo para quem é fã de chuvas de meteoros ou das populares "estrelas cadentes". Para o próximo final de semana, está prevista a atividade máxima da Eta Aquárida ou Eta Aquarídea, que tem o radiante localizado na constelação de Aquarius. Este ano, o auge do espetáculo será na noite do dia 4 e na manhã do dia 5 de maio, quando poderão ser observados até 20 meteoros por hora. Esta chuva de meteoros deve início no último dia 21 e seguirá até 12 de maio, contudo, neste final de semana o fenômeno atingirá o seu ápice de atividade.

Estes meteoros poderão ser visualizados em quase todas as partes do planeta, contudo, no Hemisfério Sul esta observação deve ser melhor, em especial próximo à linha do Equador. O melhor horário para ver os meteoros será entre 4h e o nascer do Sol. Você pode localizá-los sem a ajuda de equipamentos e, de preferência, longe das luzes da cidade.

O fenômeno está associado ao cometa 1P/Halley, que só passa pelo Sistema Solar a cada 76 anos. Sua última visita foi em 1985 e a próxima deverá ser no dia 28 de julho de 2061. O cometa deixa partículas de poeira em sua trajetória e todo ano a Terra passa pelo seu rastro. Esta poeira é atraída pela gravidade da terra entrando na atmosfera. O mais antigo registro de observações é do ano 401, mas também há registros nos anos 839, 927, 934 e 1009.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será moderado. Para garantir aprovação, por favor:

- Seja educado.

- Tenha conteúdo.

- Não utilize CAIXA ALTA, pois prejudica a leitura de seu comentário.

- Comentários com proselitismo religioso NÃO serão aceitos. Para isso existem as igrejas.