domingo, 23 de dezembro de 2012

Corrida Espacial. Houve um vencedor?

Constantemente somos bombardeados com mídias que querem enfiar goela abaixo que pelo fato dos Estados Unidos terem conseguido levar o Homem à Lua, são os vencedores da corrida espacial.

A bem da verdade, é importante salientar que a ida do Homem à Lua é apenas um dos marcos da exploração espacial e que não apenas estadunidenses e soviéticos foram preponderantes para a conquista do espaço, mas os alemães também tiveram papel crucial com o aperfeiçoamento dos foguetes para fins militares.

Mas é senso comum, sobretudo devido a Guerra Fria, que Estados Unidos e União Soviética foram os grandes rivais nesta corrida. De fato, após a derrota da Alemanha na Segunda Guerra, as grandes mentes alemãs que contribuiam para a tecnologia espacial migraram para os EUA e URSS dando prosseguimento aos seus trabalhos.

Impulsionado por intenções militares, a segunda metade do século XX viu EUA e URSS se digladiando por um lugar entre as estrelas. Neste ponto é importante salientar que apesar dos estadunidenses terem colocado o primeiro homem na Lua, os vermelhos se sobressairam em quase todos os outros marcos. Vou listar alguns abaixo:


1947 - Primeiros animais no espaço (moscas de frutas) - EUA.

1957 - Primeiro satélite artifical e primeiro sinal enviado do espaço (Sputnik 1) - URSS.

Sputnik 1

1957 - Primeiro mamífero no espaço, primeiro animal em órbita (Cadela Laika) (Sputnik 2) - URSS.

1958 - Primeiro satélite mantido por energia solar (Vanguard 1) - EUA.

1959 - Primeira ignição de um foguete em órbita, primeira saída da velocidade de escape da Terra e primeiro objeto feito pelo homem em órbita heliocêntrica (Luna 1) - URSS.

1959 - Primeiro impacto em outro mundo (na Lua) (Luna 2) - URSS.

1961 - Primeiro lançamento em órbita, primeira correção de curso no espaço e primeira estabilização de giro (Venera 1) - URSS.

1961 - Primeiro vôo espacial tripulado (Yuri Gagarin); Primeio homem em vôo orbital (Vostok 1) - URSS. Neste mesmo ano, diante do feito soviético, o presidente Kennedy, numa clara manobra política, assume o compromisso de levar o Homem à Lua até o final da década. 

Yuri Gagarin

1962 - Primeiro observatório solar orbital (OSO 1) - EUA

1962 - Primeiro sobrevôo planetário (Aproximação de Vênus à 34.773 km) (Mariner 2) - EUA.

1964 - Primeira multi-tripulação (três membros) (Voskhod 1) - URSS.

1965 - Primeira atividade extra-veicular (Voskhod 2) - URSS.

1966 - Primeiro pouso em outro mundo (na Lua); Primeiras fotos de outro mundo (Luna 6) - URSS.

1966 - Primeiro impacto em outro planeta (Vênus) (Venera 3) - URSS.

1966 - Primeira manobra de aproximação com atracação (Gemini 8) - EUA.

1966 - Primeiro satélite artificial em órbita de outro mundo (na Lua) (Luna 10) - URSS.

1968 - Primeira órbita tripulada de outro corpo celestial (Lua) (Apollo 8) - EUA.

1969 - Primeiros humanos na Lua e primeiro lançamento a partir de um corpo celestial (Apollo 11) - EUA.

Neil Armstrong

1986 - Primeira pesquisa consistente numa estação espacial habitada (Mir) - URSS.

Estação Espacial Mir

Vendo a cronologia acima fica claro duas coisas. A primeira é que ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, a União Soviética mostrou superioridade técnica em quase todos os quesitos. A segunda é que ao compararmos as missões lunares de ambos os países, nota-se uma clara tendência. Para os soviéticos a exploração da Lua era importante, contudo eles não tinham interesse de fazê-la com humanos, mas com sondas. Isso joga por terra a idéia de que os estadunidenses ganharam a corrida espacial devido ao fato de terem levado o Homem à Lua.

Percebe-se que os soviéticos tinham como prioridade manter o Homem no espaço realizando atividades por um tempo maior, através de uma estação espacial tripulada, do que simplesmente levá-lo até a Lua e trazê-lo de volta. Esse objetivo fica claro quando observamos as metas das missões Sputinik 2, Venera 1, Vostok 1, Voskhod 1 e Voskhod 2. E esse objetivo foi atingido, vide a Estação Mir, que por anos serviu à Ciência.

Analisemos: Os EUA levaram o primeiro humano à Lua, mostrando ser possível missões tripuladas a outros mundos, mas nunca conseguiram instalar sua estação espacial Freedom e fracassaram com a Skylab, algo que os soviéticos conseguiram, com a Mir. Por outro lado, os soviéticos nunca levaram humanos na Lua, mesmo porque sua intenção era explorar nosso satélite através de sondas.

Mediante a isso, pode-se dizer que há um vencedor? Sim! Nem Estados Unidos e nem União Soviética, quem venceu foi a humanidade, com avanços tecnológicos soberbos em um curto espaço de tempo. Imaginem se tivesse havido uma maior colaboração entre eles...  

Artigo original. Sua reprodução é livre desde que seja incluído o link ativo: 
http://feriasdoclark.blogspot.com. Lei n.º 9.610/98.

5 comentários:

  1. É, realmente, foi uma grande vitória para a humanidade um governo que sobrevive criando guerras ter vencido outro que sobrevivia matando seus conterrâneos de fome...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, nobre leitor anônimo. Se hoje você teve condições de enviar sua opinão, certamente foi em virtude dos avanços nas telecomunicações, onde a tecnologia espacial teve papel fundamental. Realmente houveram motivos menos nobres para a Corrida Espacial, isso eu mesmo citei no texto, mas é inegável o avanço que obtivemos, sobretudo nas comunicações e tecnologia de geolocalização.

      Excluir
  2. Boa matéria até a ultima frase que foi piegas ahahahahah, parabéns pelo texto!!!

    ResponderExcluir
  3. O homem foi à lua no fim dos anos 60, e ainda hoje é incapaz de voltar... Muito estanho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo. Não acho que seja estranho na medida em que simplesmente, não houve mais motivos para a ida. Leia esse artigo e os comentários também e entenderá: http://feriasdoclark.blogspot.com.br/2012/09/o-homem-realmente-pisou-na-lua.html

      Excluir

Seu comentário será moderado. Para garantir aprovação, por favor:

- Seja educado.

- Tenha conteúdo.

- Não utilize CAIXA ALTA, pois prejudica a leitura de seu comentário.

- Comentários com proselitismo religioso NÃO serão aceitos. Para isso existem as igrejas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...