terça-feira, 17 de julho de 2012

Collor é acusado de praticar magia negra. Mas magia cristã, ele pode?

Por Paulo Lopes para o Blog Paulopes

"O ex-presidente da República Fernando Collor de Mello, como se sabe, faz parte do lixo da história, mas qual é o problema de ele ter realizado em sua casa, em Brasília, sessões de magia negra, conforme denuncia a sua ex-mulher Rosane (foto)?

Retirada do Blog Paulopes


Houve sacrifico humano nessas sessões? Não. Então por que a implicância? Não ocorreu  nenhuma transgressão à lei, e a Constituição garante o direito à crendice. Cada cidadão pode ser devoto da divindade que quiser e realizar culto, principalmente dentro de sua casa. Existe liberdade de culto. De qualquer culto.

Magia negra se equipara às crenças religiosas, como o cristianismo. Se na casa de Collor tivesse havido a celebração de missa ou de culto, Rosane, que se tornou evangélica, não veria nada de mais.

A acusação de Rosane, nesse caso, reflete o seu (e de parte da população brasileira) preconceito contra credos considerados exóticos. Mas todos os credos podem ser considerados estranhos, dependendo do ponto de vista de quem observa. Um não católico pode achar bizarro o ritual de se beber o sangue de Cristo durante a celebração de uma missa. Isso pode ser chamado de magia católica.

Em entrevista ao Fantástico de ontem, Rosane misturou seu ressentimento de ex-mulher com o seu ranço evangélico. Falou em 'maldição do Collor'.

'Pessoas que tentaram prejudicá-lo morreram de forma estranha', disse a ex-primeira dama, referindo-se à morte do PC Farias, tesoureiro da campanha eleitoral de Collor.

Se isso não for crendice — e tudo levar a crer que seja, levando em conta os dotes espirituais de Rosane —, trata-se de uma insinuação de que Collor tenha mandado queimar o arquivo vivo que PC Farias era. Se Rosane sabe alguma coisa nesse sentido, ela deveria ir logo ao ponto.

'O Fernando ficava durante três dias isolado no porão, dormindo em esteira, com roupa branca. Ele acreditava que assim o mal que faziam contra ele, voltaria!', disse. Se fosse sessão evangélica de exorcismo, podia?

Não há nada de errado alguém promover em sua casa sessão de magia negra ou de magia católica ou ainda evangélica, seja lá do que for.

O que é discutível é a celebração de cultos por parlamentares da bancada evangélica em dependências da Câmara dos Deputados — o país é (ou deveria ser) laico, é sempre bom lembrar. Mas isso ninguém discute."

Leia mais em http://www.paulopes.com.br/#ixzz20syrCdXy

11 comentários:

  1. o foco da reportagem é: divulgacao do livro e aumento da pensao alimenticia.

    ResponderExcluir
  2. Dona Rosane respeito é bom,a senhora também participou de tudo isso,foi esposa dele,viveu na maior mordomia,então para que falar da sujeira que voce também tava nela,não conheco nem dos dois,não estou defendendo collor de mello,mais vivi no governo dele,sei que passei mal,não é por isso que vamos detonar ele,que passou passou,é nem sou envagelico,mas respeito os seres humanos.

    ResponderExcluir
  3. sinceramente nao vi nada demais na entrevista, tá o estado é laico, se ela ficasse nos poroes, rezando sacrificando animais feito moises fez, dava essa polêmica?, nao existe preconceito contra religiao se vc nao for catolico. simples assim.

    ResponderExcluir
  4. Na boa, reportagem super fraca, e as afirmações nem partiram dela. Ela apenas confirmou tudo o que o irmão do Collor já havia dito há anos.

    ResponderExcluir
  5. bom, quem conhece um pouco do sentido da "magia negra" sabe que esse termo é usado quando se usa a religiao, ou crença ou qualquer outro nome que vc queira dar, com a intenção de prejudicar, fazer mal, ou até matar alguem. e isso sim é a acusação, a vontade de fazer mal a alguem.

    ps: não estou dizendo que magia negra funciona, nem quero convencer ninguem que isso existe, mas alguns acreditam que isso é possivel e não é pq .
    ps2: o que escrevi não é um conceito e não um pre-conceito, se vc tentar dizer que magia negra busca o bem vc está mentindo ou ignora o assunto.
    ps3: ranço evangélico... depois dessa sem maiores comentários...

    ResponderExcluir
  6. Magia negra não realiza sacrifícios humanos por influência do cristianismo. Mas, como este está sendo atacado de todos os lados e enfraquecido, logo, logo, esse preconceito cristão será esquecido e enfim, pessoas poderão ser mortas tranquilamente em nome da liberdade religiosa e do estado laico, que não deve se intrometer nessas questões.

    ResponderExcluir
  7. isso e propanganda evangelica mais uma pastora dizendo que tudo senao for evagelico e do diabo cunversa falta do que fazer e modo de ganhar a vida e tem gente que acredita ela vai fundar uma igreja daqui apouco a IGREJA PEDAGIO DE DEUS! ISTO E PENHOR!
    KKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  8. Informo que comentários que denotam proselitismo estão tendo suas publicações recusadas.

    ResponderExcluir
  9. E daí, que ele era praticante de magia negra? Você não pode "acusar" uma pessoa só por que ela pertence a religião X ou Y. Esses "novos" cristãos estão cada dia mais mal orientados e acham que só por que tem um livro antigo debaixo do suvaco podem demonizar as outras crenças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, até pq na entrevista ela dizia que se fazia os rituais pra se proteger. Da mesma forma quando uma pessoa faz uma promessa pro filho passar numa seleção de emprego, ela ta pouco lixando se um dos candidatos morram pra surgir a vaga.

      Excluir
  10. A liberdade de pratica religiosa / culto, eu acho totalmente cabível numa democracia, pois a soberania de opnião dve ser preservada. Porém uma prática que se caracteriza como abusiva contra animais, promovendo sangria e posterior morte deste, através de métodos arcaicos, eu acredito que não deve sobrepujar a constituição. Liberdade de religiao é de direito e legal, porém o MALTRATO À ANIMAIS É ILEGAL e deve ser punido conforme prevê a lei!

    ResponderExcluir

Seu comentário será moderado. Para garantir aprovação, por favor:

- Seja educado.

- Tenha conteúdo.

- Não utilize CAIXA ALTA, pois prejudica a leitura de seu comentário.

- Comentários com proselitismo religioso NÃO serão aceitos. Para isso existem as igrejas.