quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Conhecendo o início do século passado... em cores

Quando falo em fotos ou filmes antigos, creio que muitos imaginam algo em preto e branco. Como não vivemos nessa época e os registros que remontam a esse período são em sua imensa maioria em preto e branco, é difícil imaginar um mundo de cores antes dos anos 60, quando a fotografia em cores começou a se popularizar. 

É óbvio que as cores sempre estiveram lá e para que possamos vivenciar o antigo também em cores, postarei abaixo algumas fotos raras de Paris no início do século XX.

As imagens não foram coloridas (colorizadas) por computador, elas foram feitas com uma técnica da época para captação de imagens coloridas. Achei as fotos interessantes e resolvi compartilhar com vocês.

Na realidade, quando vemos essas fotos, podemos constatar que ao invés de um mundo em preto e branco, tinhamos um mundo bem mais colorido do que atualmente.

ATUALIZAÇÃO:

Esta postagem recebeu um comentário (mal educado, motivo pelo qual foi recusado), questionando sobre qual a técnica utilizada e corrigindo alguns termos utilizados por mim no texto, como "coloridas por computador" ao invés do tecnicamente correto, "colorizadas por computador".

Bom, em primeiro lugar o Férias do Clark não menospreza o intelecto de seus leitores, motivo pelo qual nem sempre damos as informações mastigadas. Confiamos no senso-crítico e na capacidade de buscar a informação das pessoas que aqui aportam, por isso sempre citamos a fonte original para o caso do leitor querer maiores detalhes. Sendo assim, se o autor anônimo do comentário tivesse acessado a fonte original, cujo link se encontra no final da postagem, teria visto que a técnica utilizada foi a Autochrome Lumière, inventada e patenteada pelos famosos irmãos Lumière.

Além disso, como leigo no assunto, peço desculpas por não ter utilizado o termo técnico adequado, bem como por ter errado nos links enviado aos nossos parceiros agregadores, onde, ao invés de ter usado "em cores" como na postagem, coloquei "a cores", mas na pressa, provavelmente não revisei. Quanto a essas correções, agradeço ao comentarista anônimo. 






















































Um comentário:

Seu comentário será moderado. Para garantir aprovação, por favor:

- Seja educado.

- Tenha conteúdo.

- Não utilize CAIXA ALTA, pois prejudica a leitura de seu comentário.

- Comentários com proselitismo religioso NÃO serão aceitos. Para isso existem as igrejas.