Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, os animais não são capazes de cometer suicídio. Eles apenas agem por instinto em algumas situações.
O ato do suicídio requer uma reflexão que os animais não podem fazer. Essa capacidade é exclusiva dos seres humanos, única espécie inteligente da Terra. Segundo os cientistas, o homem é o único animal capaz de tirar sua própria vida de forma intencional.
Existe um mito antigo que afirma que o escorpião se pica de forma suicida ao ser colocado dentro de um círculo de fogo, mas isso não é verdade. O que acontece é que o escorpião morre desidratado por causa do calor e da falta de orientação.
Por instinto, alguns animais deixam seus filhotes os devorarem para garantir a sobrevivência da espécie. Outros bichos apresentam algumas atitudes ainda mais extremas. Confira:
Louva-a-deus – Essa espécie é conhecida pelo sacrifício do macho. Depois de acasalarem com as fêmeas, os machos são devorados. Após a cópula, a fêmea come o macho para ficar nutrida e garantir o desenvolvimento das crias que serão gestadas.
Baleias – Essa espécie costuma encalhar nas praias. Segundo cientistas, fatores como doenças, poluição do mar e ruídos intensos podem gerar uma confusão nas baleias e provocar o acidente.
Aranha europeia – Essa espécie vive na costa mediterrânea da Europa. O animal alimenta os filhotes regurgitando comida para eles. A mãe tem o instinto de dar a vida para garantir a sobrevivência da cria.
Fonte: R7
(Já rindo) O grande estudioso e biólogo Ari Toledo (pausa pra risada) disse que os elefantes suicidam.
ResponderExcluirO elefante suicida enfiando a tromba no $% e assoprando.
Animais não humanos? Que baboseira é essa? Não seria melhor dizer apenas...animais? Ou é mais uma modinha politicamente correta ?
ResponderExcluirDo ponto de vista biológico não é baboseira fazer a distinção entre animais humanos e não humanos quando é uma característica do 'Homo sapiens" que está analisada em comparação coma de outros animais. Dessa maneira a generalização "animais", que incluiria o Homem pode transmitir a informação equivocada a um leitor menos detalhista, o mesmo sendo atribuindo a exclusão social do "H. sapiens" como animal, sendo um ser a parte.
ExcluirPortanto, quando o contexto envolve animais e principalmente, a diferença entre humanos e outros animais, esses termos se fazem necessário não sendo incluídos, tratando-se de a aplicação do método científico mais correto para a ferramenta em questão, ou seja, um blog. Não, desta maneira, a inclusão dos termos no roll dos modismos sociais.
suicídio, forma voluntária de tirar a própria vida...
ResponderExcluirduvido muito que animais fora o homem o façam de vontade própria...