segunda-feira, 30 de junho de 2014

6 curiosidades sobre a motovelocidade


Extremamente competitivos e emocionantes, os campeonatos de motovelocidade vem ganhando muitos admiradores nos últimos anos por todo o planeta. Rico em ultrapassagens e emoção, essa competição traz a tona tudo de melhor que as corridas têm, sendo disputadas pelos mais talentosos pilotos do mundo, centímetro a centímetro até a última volta. Guiando com arrojo, coragem e incrível precisão, eles fazem os fãs tremerem de emoção e grudarem seus olhos na tela da televisão.

Com todos esses ingredientes, encontramos uma série de curiosidades sobre o tema que você precisa conhecer! Vamos mostrar algumas delas aqui e deixar você com assuntos interessantes para entreter os amigos e motivos para se interessar ainda mais pelo universo sobre duas rodas. Confira:

O primeiro campeão e o papa-títulos

O primeiro campeão, no ano de 1949, foi o piloto britânico Leslie Graham, guiando uma moto AJS.

Mas é a Itália o país com mais tradição no esporte, com um total de acredite se quiser setenta e cinco campeões, quando somamos todas as categorias de motovelocidade. O Reino Unido vem em um distante segundo lugar, com quarenta e quatro campeões, seguido pela Espanha em terceiro, com trinta e sete.

Rádio Ducati

A Ducati é uma poderosa equipe de motovelocidade, que geralmente possui um equipamento de ponta e pilotos dos mais arrojados. Mas você sabia que a marca italiana começou suas atividades fabricando rádios?

Octacampeão

O piloto italiano Giacomo Agostini é o maior campeão individual da categoria, com um total de quinze títulos, somando todas as modalidades. O também italiano Valentino Rossi, piloto recente com mais títulos, possui nove. Lembra que falamos da “soberania papatítulos” da Itália? Poisé!

Pneus aquecidos

Se você achava que os pneus eram largados no canto, esperando o momento de uso, como se fosse uma oficina de beira de esquina, saiba que está muito enganado! Aqui eles são tratados como bebês, ficando encapados com aquecimento na temperatura ideal de uso, cerca de 90ºC.

Penta seguido

O australiano Michael Doohan, que dominou o esporte na década de noventa, conseguiu a proeza de se sagrar campeão nada menos que cinco vezes seguidas, entre os anos de 94 e 98, guiando uma segura Honda. O feito depois foi igualado pelo fenômeno Valentino Rossi, entre os anos de 2001 e 2005, guiando Honda em três anos e Yamaha em dois. Rossi ainda ganharia o bi seguido em 2008 e 2009.

Mais equipes

O domínio aqui continua italiano, com sete equipes no circuito: Aprilia, Benelli, Ducati, Gilera, Mondial, Moto Guzzi e MV Agusta. Em segundo vem o Japão, com quatro fortes times, todos com nomes bem mais conhecidos dos brasileiros: Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha.
 

Adaptado de Homem On


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será moderado. Para garantir aprovação, por favor:

- Seja educado.

- Tenha conteúdo.

- Não utilize CAIXA ALTA, pois prejudica a leitura de seu comentário.

- Comentários com proselitismo religioso NÃO serão aceitos. Para isso existem as igrejas.