terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Acredite, a TV aberta já foi legal!

Sim, meus caros amigos, vez ou outra me bate um momento nostálgico. A TV aberta era bem diferente do que é hoje. Hoje em dia infelizmente só vemos porcarias na TV, como Sônia Abrão, João Kleber, Funk, Sertanojo Universitário e esses tipos de besteiras. Mas a era de ouro nem foi há muito tempo, pois há alguns anos atrás podíamos acordar e assistir...

TV Colosso (1993-1997)

Esse programa ocupou as manhãs da Globo por 4 anos, quando saiu do ar para dar espaço ao programa da Angélica. TV Colosso tinha tudo que uma criança da época poderia querer. Eu tinha 12 anos na época da estreia, mas acredite, diferentemente de hoje, uma pessoa de 12 anos naquele tempo ainda era uma criança. Portanto eu ainda brincava e assistia a programas infantis. O programa tinha desde paródias televisivas super divertidas, protagonizadas pelos cães do programa, que na sua maioria eram marionetes, até os desenhos clássicos que todos adoravam. Dentre esses desenhos, posso citar os clássicos: As Tartarugas Ninja, Caverna do Dragão, Os ursinhos Gummy, He-Man, Nick e Neck, Smurfs, Onde Está Wally, Grump-O Feiticeiro Trapalhão, Super Mario Bros, X-Men, A vida moderna de Rocko, Spiff e Hércules (o meu predileto) e até mesmo Os Simpsons! TV Colosso era bom demais! Dava pra passar a manhã toda em frente a TV tomando um achocolatado gelado e comendo um pacote de biscoitos. Hoje uma criança que liga a TV no mesmo horário acaba tendo um "Encontro" com Fátima Bernardes.



Os Trapalhões

Teve uma época que logo quando acabava o Angel Mix, (o programa que infelizmente substituiu a TV Colosso), a Globo exibia reprises dos programas de nossos saudosos Os Trapalhões. Acompanhei a transmissão original (domingos a noite), mas não perdia essas reprises. Era mais um motivo para continuar em frente a TV. Didi, Dedé, Mussum e Zacarias já divertiram muitas crianças e adultos nesse país. Não tinha como não gostar dessa trupe, que infelizmente acabou após a morte de seus melhores integrantes, na minha opinião, Mussum (Cacildis) e Zacarias (hihihih).


Sessão da Tarde e Cinema em Casa

Depois dos Trapalhões eu ainda acompanhava os programas esportivos do meio dia, Esporte Total na Bandeirantes, com a musa Cléo Brandão, Manchete Esportiva e Globo Esporte apresentado pelo Léo Batista, não por esses palhaços pseudo-jornalistas de hoje em dia que ao invés de dar a notícia, ficam fazendo piadinhas. Então era hora de dar um descanso da TV e deixar a mãe assistir o Jornal e o Vale a Pena Ver de Novo. Mas quando começava a Sessão da Tarde nós voltávamos pra sala. Sim, a Sessão da Tarde já passou filmes legais. Nos divertíamos com filmes como: Os Goonies, Os Garotos Perdidos, Uma Noite de Aventuras, Os Aventureiros do Bairro Proibido, Conta Comigo, Rambo, Karatê Kid, Ninja Americano e muitos outros, dentre os quais, os vários filmes de Os Trapalhões. Quando o filme que passava na Sessão da Tarde não agradava era só dar uma olhadinha no Cinema em Casa do SBT. A concorrência direta nos proporcionava ótimas opções. O Trovão Azul, Férias Frustradas, Namorada de Aluguel etc. Ah! Sem esquecer os clássicos musicais da época, que eu não me lembro em qual das duas sessões eram exibidos, sendo eles Footloose, Dirty Dancing e Flashdance e os filmes do Bud Spencer e Terence Hill, bem como da saga De Volta para o Futuro.


Manchete

Com certeza todos irão concordar comigo quando eu disser que a Manchete era o canal preferido de todos os garotos. O motivo? Se você não queria ver uma das sessões de cinema citadas acima, ainda tinha as tardes da Manchete que eram um prato cheio para quem queria diversão. Não era difícil passar a tarde toda assistindo Jaspion, Jiraya, Jiban, Machine Man, Lion Man (Uma dádiva dos Ninjas), Changeman, Flashman e também os animes Yu Yu Hakusho, Super Campeões, Shurato e é claro, Cavaleiros do Zodíaco. A Manchete era tudo que um garoto podia querer...



Cine Trash

Ainda é pouco? Então você podia mudar para a Bandeirantes, pois apesar de hoje em dia não ser mais exibido filmes de terror na parte da tarde, em 1996 isso era completamente normal. Claro, que estamos falando de filmes B, que chegavam ao ponto de serem engraçados e não assustavam. De segunda a sexta feira tínhamos um encontro marcado com o sinistro Zé do Caixão por volta das 15 horas onde eram exibidos filmes de terror clássicos como The Evil Dead, Fome Animal, A Noite dos Mortos Vivos, Palhaços Assassinos do Espaço Sideral, O Mestre dos Brinquedos, Rawhead Rex e muitos outros. Era diversão garantida! O programa saiu do ar no fim do mesmo ano por causa da classificação etária! Dá pra acreditar nisso? Classificar Cine Trash como impróprio e exibir mulheres semi nuas dançando funk no mesmo horário?


Contos da Cripta

A Bandeirantes também exibia o Contos da Cripta na mesma época. Nos mesmos moldes de Cine Trash, o programa era apresentado por uma caveirinha bizarra, o Guardião da Cripta, mas ao invés de longas, exibia curtas de terror. Um prato cheio para quem gosta do gênero. Contos da Cripta já contou com participações famosas como: Arnold Shwarzenegger, Brad Pitt, Kirk Douglas, Slash, Tom Hanks, Ewan McGregor, entre outros.



Emergência 911

Apresentado por William Shatner, o eterno Capitão Kirk, era um programa que exibia dramatizações de ocorrências reais atendidas pelos serviços de emergência dos Estados Unidos. Passava aos sábados a tarde. Eu não perdia um.



Sessão Aventura

Se as manhãs de domingo eram destinadas ao Campeonato Italiano na Bandeirantes e ao Show do Esporte, o que me fez perder as grandes séries transmitidas no mesmo horário, não havia motivos para desespero. Numa época que, ao contrário de hoje você não tinha como comprar DVDs você só podia contar com as reprises. E era o que acontecia nos anos 80 e 90. Muitas das séries de domingo foram reprisadas na Sessão Aventura, assim como outras foram transmitidas pela primeira vez. Sim, antes de entrar no ar a chatíssima novelinha adolescente "Malhação", tínhamos mais uma opção no horário ocupado por ela hoje, a Sessão Aventura. Logo que acabava a Sessão da Tarde éramos contemplados com séries que marcaram nossa infância como: A Super Máquina, Profissão Perigo, A Gata e o Rato, Miami Vice, Águia de Fogo, Super Vicky, Armação Ilimitada, Alf, The Flash, Força de Emergência, Esquadrão Classe A, Barrados no Baile, Melrose, dentre outras. Por algum motivo sombrio, acharam que uma novela chamada Malhação, onde ninguém malha (talvez na primeira temporada), seria uma opção melhor. Triste...


Inspirado e com trechos de Não Kibo.

Apesar deste artigo ter sido inspirado em outro e possuir trechos 
do mesmo, foram realizadas modificações consideráveis. Sua reprodução é 
livre desde que seja incluído o link ativo: http://feriasdoclark.blogspot.com. Lei n.º 9.610/98.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será moderado. Para garantir aprovação, por favor:

- Seja educado.

- Tenha conteúdo.

- Não utilize CAIXA ALTA, pois prejudica a leitura de seu comentário.

- Comentários com proselitismo religioso NÃO serão aceitos. Para isso existem as igrejas.