sexta-feira, 3 de maio de 2013

Redução da maioridade penal. Eu apoio!

Publicado originalmente no Facebook e reproduzido com adaptações.

A questão da redução da maioridade penal não deve ser vista como a solução para a criminalidade. É apenas uma forma de se fazer Justiça. Imputar a devida responsabilidade aos responsáveis. Ou vão me dizer que um rapaz de 15 anos não sabe que é errado dar um tiro na cabeça de alguém, por exemplo?

Vi estarrecido uma reportagem ontem (02), acho que no Jornal da Band, dizendo que apenas 8% dos crimes são solucionados. Uma especialista questionou sobre qual área de atuação se tem uma chance de sucesso de 92%. Isso em São Paulo, o estado mais rico, nem imagino nos outros. A impunidade é sim um dos atrativos à criminalidade. Punir devidamente quem transgride a lei é sim um dos passos. Admito que não é o único.

Obviamente, investir em lazer, esporte, educação etc também fazem parte da balança, mas questionar a punicão adequada simplesmente porque existem outros fatores que devem ser aprimorados para termos uma devida redução da criminalidade beira o absurdo.

Vemos várias pessoas que não tiveram a devida oportunidade, ralando, suando, labutando para conseguir seu sustento e nem por isso apelaram para a bandidagem (apesar dos 92% de chances de sucesso). Em contrapartida, vemos filhinhos de papai, que estudaram nas melhores escolas, tiveram acesso a lazer etc, praticando crimes.

Reitero, educação (ambas, a de berço e a da escola), lazer, esporte etc são fatores fundamentais para que um adolescente não se torne criminoso, mas a punição também é.

Já sei! Vão argumentar que enquanto não investirmos nos outros fatores, a simples punição não surtirá efeito etc. Pode não reduzir a zero a criminalidade, mas tem efeito sim. Você, que está lendo, pelo menos imagino, não é criminoso e um dos, eu disse um dos, fatores é o medo da punição.

Desculpem, mas eu realmente não consigo tragar esse papinho de que um marmanjo de 15, 16, 17, 18 anos não sabe o que é certo e o que é errado. Pessoal tá tentando reduzir a maioridade penal para 16, mas já vemos menores de 16 cometendo crimes atrozes. Por mim baixava para 14.

Não estou dizendo que o ladrãozinho de galinha de 14 anos deva ir para a cadeia, mas que o assassino de 14, 15, 16, 17 e 18 anos deva ir para a cadeia. Questão de Justiça!


Um comentário:

Seu comentário será moderado. Para garantir aprovação, por favor:

- Seja educado.

- Tenha conteúdo.

- Não utilize CAIXA ALTA, pois prejudica a leitura de seu comentário.

- Comentários com proselitismo religioso NÃO serão aceitos. Para isso existem as igrejas.