domingo, 9 de setembro de 2012

Saiba o porque das siglas de 14 empresas/marcas

Táxi Aéreo Marília foi homenagem dos fundadores à sua cidade natal, no interior paulista. Hoje a TAM delega os voos para Marília a outras companhias. Erroneamente algumas pessoas pensam tratar-se de Transportes Aéreos Meridionais.


Famosa no Brasil pelas fitas cassete, a Badische Anilin und Soda-Fabrik ("fábrica de anilina e soda da região de Baden") lucra principalmente com produtos químicos.





Como box office é "bilheteria", a Home Box Office seria uma "bilheteria caseira", referência às origens do canal, célebre por passar sucessos do cinema antes dos outros.



Abreviação do latim anima sana in corpore sano, "alma sã em corpo são" - a gigante esportiva japonesa trocou mens por alma. É, MSICS não iria pegar.



Trata-se de uma compressão de teenager, "adolescente" em inglês. Não que a marca algum dia tenha sido teen, mas o objetivo era deixar o guarda-roupa adulto menos sisudo.




Note que na publicidade deles sempre há orientais. Pois o banco surgiu na Ásia, em 1865, como Hong Kong and Shanghai Banking Corporation Limited - só o "L" não vingou.



 A intenção era comprimir o som de action ("ação" em inglês), "équichon". Ficou na intenção, pois todos soletram, "êi-éx-ên".



Em 1841, os irmãos Brenninkmeijer abriram uma loja de tecidos na Holanda. Sintéticos, Clemens e August batizaram o empreendimento com suas iniciais.




Sensação entre soldados na 2ª Guerra com o slogan "derrete na sua boca, não na sua mão", surgiu da parceria de dois Ms: Forest Mars e Bruce Murrie.
 



Surgiu em 1902 como Minnesota Mining and Manufacturing ("Minnesota Mineração e Manufatura"), e economizou 29 caracteres ao encurtar para 3M.



O nome surgiu da junção de duas marcas de eletrônicos sul-coreanas, Lucky e GoldStar. Mas eles preferem que você associe as letras ao slogan "life’s good" - "a vida é boa".




Como os irmãos C&A, Carlos Vicente Cerchiari usou suas iniciais na marca. Em 1976, CVC saiu da agência de viagens, mas sua sigla ficou.




Pode chamar de International Business Machines, "[companhia] internacional de máquinas de negócios". É de 1924, quando computador não era pessoal, mas financeiro.




Mistura de explosivo com o nome do fundador, a Turner Network Television surgiu transmitindo esportes, virou canal de filmes clássicos e hoje passa de tudo.


Observe o zíper mais próximo: é provável que nele esteja a sigla da Yoshida Kogyo Kabushikigaisha (algo como "Corporação Manufatureira Yoshida"), a nº1 dos zíperes.

8 comentários:

  1. Na verdade Asics significa "Anima Sana In Corpore Sano". O significado está correto, alma sã em corpo são.

    ResponderExcluir
  2. Otima materia, muito proveitosa e elucidativa.
    Por favor, so nao permita spam, nos comentarios.
    abs

    ResponderExcluir
  3. Atualmente TAM significa "Transportes Aéreos Mercosul"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procurei por curiosidade sua informação, pois sempre achei tratar-se de Transportes Aéreos Meridionais, mas no site oficial da empresa não há menção ao seu nome e nem ao que eu achava ser verdade: http://www.tam.com.br/b2c/vgn/v/index.jsp?vgnextoid=b4ad09f1157f2210VgnVCM1000000b61990aRCRD

      Também não achei em outras fontes confiáveis essa informação.

      Excluir
  4. a tam era transporte aereo militar, tem que pesquisar melhor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tá de brincadeira, não é? Faz o seguinte, entre em www.tam.com.br e vá em institucional e depois clique em "sobre a Tam".

      Ainda por cima tem a petulância de dizer que eu tenho que pesquisar melhor... Inacreditável

      Excluir

Seu comentário será moderado. Para garantir aprovação, por favor:

- Seja educado.

- Tenha conteúdo.

- Não utilize CAIXA ALTA, pois prejudica a leitura de seu comentário.

- Comentários com proselitismo religioso NÃO serão aceitos. Para isso existem as igrejas.