quinta-feira, 7 de março de 2013

Blairo Maggi, um dos ícones da bancada ruralista assume o papel de quem deveria proteger o meio ambiente

Já sabia que tinha coisa errada com esse país. Achava que após tanta corrupção e falcatrua eu não me surpreenderia mais com a classe política do Brasil, mas depois de ver um deputado homofóbico e racista assumir a presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, eis que surge Blairo Maggi.

Senador e ex-governador do estado do Mato Grosso, Blairo Maggi é também um dos mais conhecidos devastadores do meio ambiente brasileiro. Durante uma reunião do governo em 2005, Blairo disse: “Esse negócio de floresta não tem futuro.”

Pois esse ser assumiu a presidência da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor, Fiscalização e Controle do Senado. Parte da bancada ruralista no Senado, Maggi é um dos donos da empresa Ammagi, uma das maiores produtoras individuais de soja do mundo e uma das maiores produtoras do ramo no Brasil. Assim como mais de 90% da soja produzida no Brasil, a maior parte da produção de Blairo vira ração de animais da pecuária. Muito dessa produção é exportada de navio para alimentar porcos, bois e outros animais criados em modo de confinamento em países europeus e asiáticos.

Para produzir tanta soja, o “Rei da Soja”, como é conhecido o senador, foi resposável por metade da devastação ambiental brasileira entre 2003 e 2004, segundo um levantamento do Greenpeace. Em 2005, a ONG concedeu o vergonhoso prêmio “Motossera de Ouro” ao empresário, por seu desserviço ao meio ambiente brasileiro.

Durante a votação do polêmico Código Florestal, quando ambientalistas do mundo todo pediam medidas para proteger as florestas, Blairo disse que o texto estava “muito bom para os produtores de Mato Grosso” e que não precisava de reformas.
Um dos ícones da bancada ruralista assume o papel de quem deveria proteger o meio ambiente? Não consigo nem expressar o quanto estou estupefato.


Fontes: Vista-se, Senado, Greenpeace

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será moderado. Para garantir aprovação, por favor:

- Seja educado.

- Tenha conteúdo.

- Não utilize CAIXA ALTA, pois prejudica a leitura de seu comentário.

- Comentários com proselitismo religioso NÃO serão aceitos. Para isso existem as igrejas.