segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Idiocracia, uma mensagem que deveria ser levada a sério

Esse filme de 2006 dirigido por Mike Judge não recebeu a devida atenção da mídia, talvez por ser uma comédia pastelão, mas é uma das melhores críticas ao modelo de sociedade que impera atualmente. Nele, os dois principais personagens se inscreveram para um experimento militar de hibernação que dá errado. Eles despertam 500 anos no futuro e descobrem que o mundo encontra-se numa distopia onde marketing, consumismo e anti-intelectualismo cultural funcionam desenfreados e que a pressão disgênica resultou numa sociedade humana uniformemente estúpida.

Uma reflexão sobre o futuro baseado na sociedade atual. Um modelo onde o legal é ser acrítico e aculturado. Atualmente falar corretamente, ser educado, culto, cortez é algo brega. Se você disser então que gosta de ler... Poderá até ser excluído, quando não for ridicularizado. Quando homens e mulheres se deparam com alguém assim, tendem a se afastar. Homens e mulheres "gostosos", que zelam apenas pelo culto ao corpo, são mais interessantes para nossa sociedade.

Os que zelam pelo intelecto? Não passam de nerds e sofrem todo o tipo de bullying.

Ao assistirem ao filme, já poderão detectar atualmente algumas situações propostas. O futuro começa agora e estamos caminhando a passos largos para uma idiocracia. 



Um comentário:

  1. Já assisti esse filme! E o pior é que é a mais pura realidade.. Dá pra se tirar uma noção levando em conta o número de filhos que uma mulher de um país desenvolvido tem na vida comparando com uma mulher de um lugar sub-desenvolvido atualmente. É meus amigos, nosso futuro será tenebroso! Sobre o filme, eu gosto do começo: a árvore genealógica! Vale a pena ver quem não viu ainda...

    ResponderExcluir

Seu comentário será moderado. Para garantir aprovação, por favor:

- Seja educado.

- Tenha conteúdo.

- Não utilize CAIXA ALTA, pois prejudica a leitura de seu comentário.

- Comentários com proselitismo religioso NÃO serão aceitos. Para isso existem as igrejas.