terça-feira, 22 de maio de 2012

Pseudo-automóveis, IPI e o Brasil, sil, sil...

Várias vezes estive no Brasil. É um dos meus destinos prediletos. Tenho muitas lembranças do país como a sujeira nas ruas durante os períodos de eleição, os assaltos e sequestros relâmpagos que minha família foi vítima, sobretudo a... a... Audrey, isso! 

Muito tenho na memória os quilômetros de congestionamentos das grandes cidades, algo perfeitamente normal, mas principalmente a "qualidade" dos veículos montados no país. Quando vi os preços dos carros brasileiros, pensei "uau, devem ser de primeira", mas logo vi que eram carroças motorizadas que a tão protegida "indústria automobilística nacional" tinha a cara de pau de chamar de carros. Isso tudo com o aval do Governo Brasileiro.

"Os pátios estão cheios? Não se preocupem! O governo baixa o IPI. Não precisam diminuir a larguíssima margem de lucro queridinha Anfavea. Mantenham o lucro Brasil em dia para assim sustentarmos mercados de fora. Mas não se esqueçam de dar a graninha das propinas e as doações para as campanhas. Que se dane se as ruas estão congestionadas! Que se dane se os carros são tecnologicamente defasados e custam mais do que os mais modernos da Europa, Japão, Coréia, Estados Unidos e até México, Chile, China, Índia etc. Não se preocupem também com a qualidade do transporte público, pois nós não iremos investir no setor para vocês venderem mais."

Os pátios estão cheios e o governo brasileiro novamente baixa o IPI dos veículos. Dizem que para aquecer a economia, mas como se estão protegendo apenas a indústria automobilística? E os outros setores? Além do mais, por que é o governo que tem que ter queda de arrecadação? Por que não são as empresas que tem que diminuir sua larga margem de lucro? Essa queda de arrecadação, são os contribuintes que terão que cobrir através de outros impostos?

Coisas do Brasil... sil... sil...

Ah, mas a Copa do Mundo tá chegando...

Então tá tudo perdoado.



*Este texto é uma crônica satírica. Alguns trechos são fictícios baseados na série de filmes "Férias Frustradas".

Um comentário:

  1. seu pensamento é simplório. o governo abriu mao do IPI, pq com novos emplacamentos o retorno que ele tem com IPVA, e as outras taxas, superam o valor do IPI que é cobrado somente na hora da compra, mas o IPVA e DPVAT é cobrado anualmente, fora o imposto na gasolina e os produtos de consumo do carro que tem o imposto embutido.

    ResponderExcluir

Seu comentário será moderado. Para garantir aprovação, por favor:

- Seja educado.

- Tenha conteúdo.

- Não utilize CAIXA ALTA, pois prejudica a leitura de seu comentário.

- Comentários com proselitismo religioso NÃO serão aceitos. Para isso existem as igrejas.