domingo, 14 de dezembro de 2008

Saudades da Guerra Fria?

Panamá! Quando se fala nisso, o que vem à sua mente? Os chapéus (que nem panamenhos são de verdade), o canal, os incentivos fiscais ou outra coisa? Na da Ellen são as terríveis horas que passamos na fronteira com a Colômbia tentando provar que os cigarrinhos que a Audrey carregava na bolsa (presentes da prima Vicky, vejam só!!!) eram para consumo próprio. A mocinha já está sendo repreendida e será severamente punida!!!

O Panamá está situado no ponto mais estreito da parte continental da América Central, no istmo que se estende até a América do Sul. É dividido ao meio pelo Canal do Panamá, que liga os oceanos Atlântico e Pacífico.


Localização do Panamá

O país era uma região integrante da Grã-Colômbia quando essa região conseguiu sua indepêndencia da Espanha em 1821. A independência como República do Panamá ocorreu somente em 1903, como protetorado dos Estados Unidos. Os norte-americanos ajudaram o Panamá na luta, em troca da concessão para construir o canal citado anteriormente e do arrendamento da área ao seu redor.



Nesses moldes de comércio internacional intenso cresceu a Cidade do Panamá, a capital e maior cidade do país. Essa cidade fascinante é conhecida atualmente como "Dubai Latina" devido ao seu crescimento exponencial motivado pelo fato de ter se tornado um paraíso fiscal, atraindo assim muitos estrangeiros, principalmente americanos (estadounidenses) e canadenses aposentados. Além disso a cidade possui o Sítio Arqueológico de Panamá Viejo e o Distrito Histórico do Panamá que foram elevados ao nível de patrimônios históricos mundiais pela UNESCO.


Cidade do Panamá

Mas o que mais me chamou a atenção na minha passagem pela cidade na semana passada foram as manobras do Almirante Chebanenko, navio de guerra russo que cruzou o Canal do Panamá vindo da Venezuela onde havia realizado exercícios militares em conjunto com a marinha daquele país. Analistas internacionais consideraram tais exercícios como uma mensagem velada aos Estados Unidos do poderio russo no Caribe. A aproximação nos últimos tempos entre Caracas e Moscou denota tal mensagem.


Foi a primeira vez em 64 anos que um navio de guerra russo cruzou o canal que foi devolvido ao Panamá em 2000. A única vez que isso aconteceu foi durante manobras de submarinos soviéticos na II Guerra Mundial na qual URSS e EUA eram aliados.

Para muitos o clima de guerra fria é salutar pois diminui ações unilaterais como as realizadas pelos EUA no Afeganistão e Iraque a despeito da opinião dos demais países do Conselho de Segurança. Obviamente um clima de guerra fria atualmente não teria a mesma tensão existente anteriormente tendo em vista a inutilização constante dos arsenais de armas de destruição em massa que Rússia e EUA vem realizando. De qualquer forma, parece que Washington e Moscou estão sentindo saudades daquele clima de tensão permanente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será moderado. Para garantir aprovação, por favor:

- Seja educado.

- Tenha conteúdo.

- Não utilize CAIXA ALTA, pois prejudica a leitura de seu comentário.

- Comentários com proselitismo religioso NÃO serão aceitos. Para isso existem as igrejas.