quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Vamos a la Playa oh oh oh oh oh!!!

Já ouviu falar em Funafuti? Capital do Tuvalu? Não? Talvez nem Tuvalu você tenha ouvido falar... A não ser naquela aula de Geografia perdida na sua memória. Então vou refrescá-la!

Tuvalu é um estado independente associado à Commonwealth tendo portanto a Rainha Elizabeth II do Reino Unido como chefe de estado. Contudo, na prática quem manda mesmo é o primeiro-ministro eleito pelo Parlamento composto de 15 membros. Nossa! Um Parlamento só com 15 membros? Uau... Isso exemplifica bem a grandeza dessa nação localizada na Polinésia e composta por 9 atóis.



Sua economia gira em torno da exportação de copra (polpa de coco), pândano e confecções. Mas há outras fontes de renda curiosas, como a venda de seu domínio de internet (.tv), que passou a ser associado à televisão e de sua bandeira à navios. Sabe aquele navio que não tem registro por ser de origem suspeita? Pode dar um pulinho em Tuvalu e comprar uma bandeira...

Se estiver em alto mar e ver essa bandeira, FUJA!


Você deve estar pensando que pela localização, o turismo também é forte, mas não! Apesar de ser formado por ilhas paradisíacas, de águas cristalinas e praias com areia branquinha, esse aspecto é muito pouco explorado.

Mas é um ótimo lugar para mochileiros abnegados como os Griswolds. É claro que em um lugar assim, com uma população de 12.273 habitantes, a última coisa que se espera é encontrar gente falando português.

Pois vocês, caros brasileiros pagadores de impostos, não precisam mais se preocupar, pois o Brasil já possui sua representação diplomática nesta localidade tão importante para nossas relações internacionais. Podem viajar para Tuvalu a vontade!!! Desamparados vocês não ficarão. Talvez sejam devorados por tubarões, sequestrados por piratas, morram de tétano após ferirem-se em algum recife de coral, mas não se preocupem. Sempre haverá alguém para cuidar das negociações com os piratas ou do translado do corpo. Quer dizer, a não ser que o representante brasileiro esteja ocupado demais tomando sol e bebendo água de coco.

Que papo é esse? Bom, talvez você não saiba, já que a nossa grande mídia faz um "grande favor" ao povo ignorando tais fatos, mas pelo Decreto 7197 de 02 de junho de 2010 o Brasil instituiu a gloriosa EMBAIXADA BRASILEIRA EM FUNAFUTI, capital do Tuvalu. Um orgulho para o Itamaraty!!! Apesar de ser uma embaixada cumulativa, é óbvio que um escritório terá que ser mantido em Tuvalu. Pago por quem? Pago por quem? Ah!!! Adivinhão!!! Isso mesmo! Você, palhaço que paga imposto!

Vista externa da representação brasileira em Funafuti

Eu pensei até em fazer umas piadinhas enquanto escrevia este texto, mas a notícia por si só já é cômica... quer dizer... ou seria trágica?

Mas vamos ser justos! Esses esforços todos são visando uma cadeira permanente no Conselho de Segurança da ONU, talvez para dar uma utilidade para nossas forças armadas. Ah! Deve ser por isso que o governo Lula enche de favores nossos vizinhos, cria laços de amizade com teocracias perversas, perdoa dívidas de ditadores e larápios africanos e cria essas embaixadas. Que pasmem, também foram criadas em Thimphu (Butão), Melequeoque (Rep. do Palau), Suva (Fiji), Yaren (Nauru) e Honiara (Ilhas Salomão). Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/_decretos2010.htm

Conhece esse site acima? www.planalto.gov.br. Esse, assim como outros merecem ser visitados de vez em quando para saber o que está acontecendo no Brasil, já que nossa mídia prefere passar horas discutindo assassinatos, brigas de famosos etc etc etc.

Acho que nosso representante em Tuvalu, com a carga de trabalho que terá, já está no ritmo. De terno e gravata mesmo... Então, em homenagem a ele, que tal um hit dos anos 80?


2 comentários:

Seu comentário será moderado. Para garantir aprovação, por favor:

- Seja educado.

- Tenha conteúdo.

- Não utilize CAIXA ALTA, pois prejudica a leitura de seu comentário.

- Comentários com proselitismo religioso NÃO serão aceitos. Para isso existem as igrejas.